5 dicas para fechar uma prova de múltipla escolha!

5 dicas para fechar uma prova de múltipla escolha!

Você sabia que a maioria dos vestibulares e até o Enem utiliza o formato de prova de múltipla escolha? Isso mesmo! Essa modalidade de exame bastante comum é caracterizada por questões que possuem uma resposta correta em um conjunto de alternativas — geralmente 4 ou 5.

A princípio, esse tipo de prova objetiva pode parecer mais simples que a prova aberta, já que não é necessário discursar sobre o que foi questionado. No entanto, é preciso bastante atenção para se sair bem nesse estilo de exame.

Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura e confira 5 dicas para fechar uma prova de múltipla escolha.

1. Desconfie de pegadinhas

Normalmente, as questões de múltipla escolha são cheias de pegadinhas, por isso, é importante ficar esperto para não fazer confusão. As principais pegadinhas estão relacionadas às palavras “sempre”, “nunca”, “todos” e “ninguém”. Quando esses termos aparecerem em uma opção de resposta, fique atento!

É muito provável que a questão esteja incorreta, especialmente se for uma pergunta da área de humanas. Em geral, as sentenças corretas possuem palavras como “na maior parte das vezes” ou “normalmente”, por exemplo.

Se encontrar a expressão “todas as alternativas são corretas/incorretas”, também é essencial prestar atenção. Muitas vezes, esse tipo de frase pode ser colocado de propósito para induzir o aluno ao erro.

2. Leia o enunciado atentamente

Uma das dicas mais importantes para ter sucesso na prova de múltipla escolha é ler a pergunta com bastante concentração. Após a leitura, pense na resposta antes de analisar as opções apresentadas para, assim, diminuir as chances de você se confundir com alternativas que parecem semelhantes.

Essa tática ainda é interessante porque, usualmente, colocam-se respostas verdadeiras, mas que não respondem à pergunta, como primeiras opções, levando o estudante a marcar a alternativa errada antes mesmo de ler a correta.

3. Use marcadores para grifar perguntas

Utilizar marcadores para destacar alguns pontos da pergunta é fundamental para salientar o que é mais importante dentro do questionamento. Essa técnica também é recomendada para as respostas, uma vez que você pode riscar o que torna a sentença verdadeira ou falsa. Fazer comentários é outra maneira de auxiliar na interpretação tanto da pergunta quanto das possíveis respostas.

4. Elimine as respostas erradas de cada questão

Mais uma dica para ajudar na escolha da resposta certa é eliminar aquelas opções que não fazem sentido. Frequentemente, em cada pergunta há uma ou até duas alternativas que são totalmente incorretas. Quando você elimina essas possibilidades erradas, fica mais fácil se concentrar nos detalhes das que restaram e, dessa forma, é possível encontrar o que as tornam corretas ou equivocadas.

5. Não deixe questões sem resposta

Por fim, uma dica indispensável é não deixar questões sem responder. Mesmo que não tenha absoluta certeza se a resposta é realmente a correta, quando você marca uma opção, há a possibilidade de acertar. Não custa nada tentar, não é mesmo?

Agora que você já conhece as principais dicas para fechar uma prova de múltipla escolha, que tal testá-las fazendo um simulado? Além de todas essas informações que apresentamos, é essencial que você mantenha uma rotina de estudos e tenha uma boa noite de sono antes do dia do exame.

Gostou do nosso post? Para ter acesso a outros conteúdos como este em primeira mão, siga as nossas redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram!