Subscribe Now

Trending News

7 técnicas de memorização para melhorar seus estudos
Educação, Vestibular

7 técnicas de memorização para melhorar seus estudos

 

Álgebra, geometria, botânica, orações subordinadas, geopolítica mundial, filosofia, verbos em inglês. Durante o período de provas escolares ou de preparação para prestar um vestibular, é comum se assustar com a grande quantidade de conteúdo a aprender. Algumas técnicas de memorização, contudo, podem tornar o processo muito mais fácil.

Caso você tenha dificuldades ou sinta nervosismo diante desse desafio, aproveite a seguir sete dicas para conseguir memorizar todas as matérias necessárias ao seu sucesso ao longo da rotina de estudos!

1. Faça resumos após completar a leitura

Fazer anotações e grifos enquanto lê é uma estratégia comum, mas já pensou em se concentrar exclusivamente na leitura e deixar a tarefa de resumir para depois? Isso permite mais concentração no conteúdo e compreensão, de fato, dos conceitos apresentados.

Quando você interrompe para fazer anotações e marcações, corre mais risco de se dispersar e de esquecer. Sua memória é amiga, faça o que estiver a seu alcance para auxiliá-la.

2. Crie acrônimos, acrósticos e encadeamentos

Ótima técnica para fórmulas matemáticas ou nomes extensos, tanto faz se é de exatas ou de humanas. A criação dessas estruturas relaciona palavras e frases fáceis de se memorizar a conceitos importantes.

Um exemplo é a aplicação na física, ao falar sobre movimento retilíneo uniforme, que se associa à palavra sorvete. Com ela, o estudante tem mais facilidade de se recordar da fórmula S = So + Vt. Nela, “S” é a posição final, “So” é a inicial e “Vt”, a velocidade multiplicada pelo tempo.

3. Explique o que aprendeu a um amigo

Marcar reuniões de estudos faz parte das melhores técnicas de memorização. Isso se explica pelo fato de que, ao interagir e dialogar sobre o que aprendemos, exteriorizamos e reforçamos conceitos.

4. Leia os textos mais de uma vez

A dica pode soar cansativa, contudo, é fato reconhecido: a repetição do ato de ler dá um reforço às ideias, especialmente quando está associada a matérias em que você tenha mais dificuldade.

Sabe aquela explicação complicada da reprodução das angiospermas em biologia? Se não tiver compreendido bem a primeira leitura, não desista. Leia novamente e perceberá como faltava somente um estímulo.

5. Pense em associações visuais

Já refletiu sobre associações estranhas do dia a dia? Como aquela conexão absurda de um tema aprendido em aula a algum objeto ou a alguma situação daquele determinado momento? Você relaciona, por exemplo, o nome de um conceito geográfico a um elemento presente em sua vida. Assim, a latitude se transforma na imagem do cachorro que late.

Ao aplicar aos estudos literários, a obra “Iracema” pode remeter à personagem indígena de algum filme que você adora, com longos cabelos negros semelhantes à asa de graúna.

6. Faça mapas conceituais

Mais práticos se comparados aos resumos desenvolvidos em longos textos, os mapas conceituais permitem a organização visual de tudo o que foi estudado, separados em itens para orientar o fluxo da matéria.

Neles, a recomendação é investir em cores diferentes e hierarquizar bem as informações conforme foram aprendidas. Com a utilização de palavras-chave fica fácil memorizar depois, já ao primeiro olhar.

7. Assista a filmes e a séries sobre o tema estudado

Quando sentir um cansaço relacionado às leituras e aos exercícios e ainda assim quiser fixar os conteúdos estudados, invista nos benefícios de materiais audiovisuais.

Com filmes e séries, além de aprender com mais detalhes sobre temas definidos em sala de aula, você também pode se entreter e relaxar após longos períodos de dedicação e atividade.

Além das que apresentamos, há muitas técnicas de memorização capazes de proporcionar ótimos resultados. Para utilizar todas elas com sucesso, lembre-se também de se comprometer com o hábito de estudar e de garantir um local de estudo com a tranquilidade necessária para você se concentrar.

Quer conseguir mais sucesso em sua rotina escolar e se preparar para os próximos desafios? Então, assine nossa newsletter e receba em seu e-mail mais artigos como este!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *