A importância da nota da faculdade no Enade na escolha da instituição de ensino

A importância da nota da faculdade no Enade na escolha da instituição de ensino

Muitos pais ficam em dúvida na hora de escolher qual a melhor instituição de ensino superior para os filhos. Mas vários não contam com um importante ranking que mede a qualidade dos cursos universitários no Brasil.

Entenda neste post o que é, qual o principal objetivo e por que considerar a nota da faculdade no Enade. Comece agora mesmo a leitura e tire suas dúvidas sobre a avaliação!

Como funciona a nota da faculdade no Enade?

Antes de descobrir os detalhes sobre o tema, saiba que o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade, é um sistema criado pelo Ministério da Educação para avaliar cursos (nível graduação) de ensino superior no país.

Os estudantes que atendem aos requisitos são convocados pelo Enade a fazer a prova, senão correm risco de não ter diploma. O sistema funciona desde 2004 em todo território nacional e serve como um ranking para avaliar o desempenho dos estudantes matriculados em uma graduação específica.

Como é a avaliação que gera a nota do Enade?

O Conceito Enade decorre da prova feita com universitários matriculados na rede de ensino superior. O conteúdo da avaliação envolve assuntos da grade curricular do curso superior em andamento. Já a nota do Enade é estipulada em uma escala de 1 a 5 pontos, sendo 1 indesejável e 5 completamente satisfatório.

O que você deve estar se perguntando é como o cálculo é feito, não é? A resposta é simples: a conta se baseia em uma avaliação realizada por estudantes que só concluíram 25% do curso, outro teste para veteranos com mais de 75% da carga horária e por último um questionário direcionado à coordenação e aos alunos da graduação.

Por que considerar a avaliação ao escolher faculdade?

O Enade é o principal método do Ministério da Educação para medir o desempenho do ensino superior por aqui. A prova é bastante rígida e cobre desde o início do percurso acadêmico até o final da jornada.

Os testes repassam todo o currículo do curso enquanto o questionário para coordenação e alunos avalia outros pontos de satisfação da faculdade, como a estrutura física da instituição e a regularidade dos professores em sala.

Por isso, você deve considerar a nota do Enade para encontrar as universidades melhor pontuadas pelo sistema. Apesar de os conceitos 1 e 2 não definirem os cursos como ruins, você consegue fazer uma triagem e verificar quais deles estão no topo da lista.

Você entendeu neste conteúdo o que é e como funciona o Conceito Enade, nota que varia de 1 a 5 (entre o insatisfatório e o desejável) e revela a qualidade dos cursos de graduação nacionais. Aplicado a estudantes no início e no final do ensino superior, o Exame Nacional de Desempenho é uma carta na manga para definir a faculdade certa!

Agora que descobriu o que é, para que serve e por que considerar a nota da faculdade no Enade, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude outros pais a escolher a melhor instituição de ensino superior para os filhos!