A importância de uma boa noite de sono no preparo para o vestibular

A importância de uma boa noite de sono no preparo para o vestibular

Quem não quer passar no vestibular e se dar bem na vida profissional? O sonho da aprovação ajuda os estudantes a terem uma rotina de estudos ao longo da semana, mas é preciso conhecer a importância de uma boa noite de sono para se preparar para a prova.

Neste post, você vai entender como o descanso pode melhorar a sua disposição, concentração e aprendizado. Leia agora mesmo!

Como hábitos saudáveis influenciam o sono?

Você sabia que a mudança de hábitos pode melhorar (e muito!) o seu sono? Se você tem dificuldade para dormir, tenha mais atenção na sua alimentação. Afinal, uma dieta desequilibrada pode aumentar sua ansiedade, deixar o metabolismo mais lento e causar distúrbios durante o sono.

Da mesma forma, pessoas sedentárias podem ter mais insônia. Assim, invista na prática de exercícios físicos durante a semana — meia hora já é o suficiente! A atividade física vai ajudar no seu desempenho escolar, no seu sono e ainda vai aumentar a sua energia para se dedicar à rotina de estudos.

Que influência uma boa noite de sono tem no vestibular?

Certo, você entende que os hábitos do dia a dia também influenciam à noite. Mas você sabe como o tempo de sossego pode ajudar na melhoria do desempenho no vestibular? É sobre isso que vamos falar a partir de agora.

Aumenta a disposição

Sabe quando você passa a noite sem dormir e amanhece sem nenhuma disposição? A sensação é mais comum do que imaginamos, uma vez que corpo e mente precisam se “desligar” por algumas horas ao longo da jornada. Então, o primeiro impacto que uma boa noite de sono traz à vida de estudantes é aumentar o seu desempenho no colégio!

Ajuda a fixar conteúdos

No ensino médio, o aluno deve ter atenção às várias áreas do conhecimento. Mas, nem sempre o organismo está preparado para fixar os conteúdos — muito menos quando a pessoa está cansada. Como se diz popularmente, dormir recarrega a “bateria” e ajuda o cérebro a captar melhor informações.

Otimiza o desenvolvimento de ideias

O item anterior nos leva a outro: uma mente descansada pode trabalhar por mais tempo! As sinapses, que são as conexões mentais, aumentam com o número de horas de sono que você tem. Se descansar melhor, você consegue desenvolver ideias e estabelecer as conexões entre as áreas do conhecimento de maneira mais veloz.

Como descansar para a prova?

Se ligou na importância de descansar para se sair bem na prova, não é? Contudo, se a sua dúvida maior é de como relaxar diante da pressão do vestibular, lá vai a primeira dica: não descuide das refeições. Alimente-se três ou quatro horas antes de ir dormir e sempre prefira alimentos leves na hora do jantar.

Outra indicação: tente dormir, no mínimo, oito horas por dia. Esse tempo é ideal para a produção do hormônio melatonina, que é produzido na região cerebral e ajuda a equilibrar as horas de sossego!

Neste post, você descobriu por que dormir faz bem para quem enfrenta uma longa carga de estudos na reta final do ensino médio. O sono equilibra a produção de hormônios e impacta o aprendizado, estimulando o desenvolvimento de ideias e a fixação dos conteúdos.

Agora que você já sabe a importância de ter uma boa noite de sono para ir bem no vestibular, leia este artigo para descobrir por que o colégio ou curso pode ser o seu maior diferencial na prova!