Subscribe Now

Trending News

Ambiente escolar e aprendizagem: como um influencia o outro?
Educação

Ambiente escolar e aprendizagem: como um influencia o outro?

Para se obter conhecimento e uma educação de qualidade, um bom ambiente escolar e aprendizagem caminham lado a lado. Não à toa, quando o espaço faz com que crianças e jovens se sintam acolhidos, eles têm mais facilidade para aprender, além de desenvolver suas habilidades.

Levando-se em consideração a parcela do dia em que passam no colégio, especialmente aqueles de período integral, fica mais fácil entender por que acertar na escolha de uma escola interfere tanto nesse processo.

Quer saber mais sobre o tema e auxiliar seus filhos? Então, continue a leitura e saiba quais aspectos devem ser levados em consideração ao avaliar a influência entre ambiente escolar e aprendizagem.

Conforto nas salas de aula e infraestrutura

A sala de aula é o local mais importante da escola para alunos e professores, já que é onde se unem a fim de compartilhar conhecimentos e desenvolver relações pessoais tão formadoras quanto aquelas que se dão em meios familiares.

Desde a disposição dos móveis ao conforto das cadeiras, tudo nelas importa! Questões mais simples, como acústica, temperatura e ventilação também podem interferir diretamente no desempenho e na saúde dos alunos, de acordo com estudo.

Afinal, a infraestrutura engloba diferentes itens, desde os básicos, como energia elétrica, limpeza e fornecimento de água, ao conforto nas acomodações e a tudo que envolve espaços de apoio didático.

Assim, é importante que as salas, bem como as demais instalações do colégio, como corredores, banheiros, cantinas e laboratórios estejam organizados, asseados, climatizados e confortáveis.

Tecnologia como aliada para o desenvolvimento dos alunos

A tecnologia faz parte da vida de muita gente e ainda mais das novas gerações. Embora ainda haja resistência de alguns colégios a deixá-la ultrapassar os muros da instituição, dá para empregá-la de modo favorável no dia a dia.

Nesse contexto, ela representa uma nova forma de passar adiante o aprendizado, com mais autonomia e liberdade aos estudantes.

Escolas que investem em ferramentas como lousas digitais, tablets, computadores, gamificação e softwares educacionais, de agendas a plataformas de atividades, ganham vantagem. Tudo para auxiliar os alunos a ampliarem sua aprendizagem.

Biblioteca com títulos atualizados

A concorrência de smartphones, video games e outros dispositivos tecnológicos é real, mas não se pode negar que adolescentes ainda têm apreço pela atividade de ler. Especialmente quando se fala sobre novos temas ou, lá no início da vida, se há interesse de aproximar as crianças da atividade literária.

Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, promovida pelo Instituto Pró-Livro, 84% dos jovens brasileiros de 11 a 13 anos se declaram leitores e 75% dos que têm de 14 a 17 anos, também. Desse total, 58% afirmam que leem por gostarem da atividade, e não somente por obrigação didática.

Assim, a biblioteca se torna um espaço de acolhimento em que há estímulo natural das habilidades cognitivas e linguísticas de cada um. Nela, é possível promover o estudo de matérias como história, geografia, sociologia e filosofia, além de literatura, naturalmente.

Para que haja colaboração entre ambiente escolar e aprendizagem, são imprescindíveis livros em condições adequadas de uso. Outra alternativa é saber se o colégio disponibiliza uma biblioteca virtual, ótima para ser acessada por meio de celulares e e-readers.

Ambientes apropriados para a interação dos alunos

Em uma instituição de ensino, os locais de lazer são quase tão importantes quanto aqueles em que ocorrem as aulas. Afinal, durante os intervalos acontecem interações sociais importantes e saudáveis para cada indivíduo, já que na escola se desenvolvem algumas amizades levadas adiante ao longo de toda a vida.

Cantina, refeitório, pátio, salas de convívio… Toda a infraestrutura acolhedora permite que o processo de aprendizagem seja mais agradável.

Escola com acessibilidade

Em uma instituição de ensino, é imprescindível levar em consideração as necessidades de todos os alunos, sem quaisquer exceções.

Dessa forma, um ambiente acessível, com todas as adaptações físicas para receber estudantes com alguma deficiência — como cegueira ou deficiências motoras — é a melhor escolha.

Rampas de acesso, barras de apoio, portas mais amplas e carteiras adaptadas são alguns exemplos. Afinal, cada cuidado mostra respeito do colégio para com aqueles que pretende contribuir durante o crescimento e aprendizado. Além disso, inclusão é sinônimo de empatia da instituição.

Laboratórios equipados

Atividades de disciplinas como química, biologia e física requerem demonstrações ao vivo que podem ser realizadas em laboratórios, por exemplo:

  • uma exposição sobre processos de separação de misturas;
  • uma análise da composição celular de plantas com microscópio.

Outras tendências que ganham destaque em escolas têm sido os espaços para aulas de culinária e robótica. A última mais alinhada a quem quer seguir na área de tecnologia.

Pensando nisso, o espaço tem toda a influência sobre a aprendizagem e equipamentos novos, em uma infraestrutura adequada, ampliam as chances de fixar conhecimentos.

Locais adequados para a prática de esportes

Utilizados tanto para aulas de educação física quanto para atividades extracurriculares ou simplesmente para lazer, os ambientes voltados à prática de esportes são muito relevantes.

Quadras poliesportivas, pistas de caminhada e corrida, piscinas… Valem todas as opções, dentro da infraestrutura disponível, para conscientizar os alunos sobre a importância da atividade física na adolescência.

O mesmo deve ser destacado para crianças, que desde a Educação Infantil podem se envolver em gincanas e brincadeiras em grupo que estimulem sua coordenação motora, equilíbrio, força, capacidade respiratória e flexibilidade.

Os itens para se avaliar são muitos e devem também considerar a metodologia de ensino aplicada na escola, a qual interfere diretamente na disposição das salas, na grade curricular e nas demais atividades oferecidas aos alunos.

Finalmente, ambiente escolar e aprendizagem em colaboração permitem que crianças e jovens queiram frequentar o colégio escolhido, de forma a estimular seu conhecimento e fazer com que cultivem relações sociais, sentimentos e ideias capazes de levá-los a caminhos bem-sucedidos no futuro.

Gostou de saber mais sobre o tema e quer conhecer uma escola em Duque de Caxias que valoriza a importância do ambiente escolar? Então, entre já em contato com o Alfa por meio de nosso formulário e saiba quais diferenciais podemos entregar à educação de seus filhos!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *