Subscribe Now

Trending News

Como confiar nos filhos adolescentes? 5 dicas para melhorar o relacionamento!
Educação

Como confiar nos filhos adolescentes? 5 dicas para melhorar o relacionamento!

Nada como uma família em que todos buscam se entender, não é mesmo? Porém, um grande desafio dos pais é saber confiar nos filhos, especialmente quando se trata dos adolescentes.

Essa situação é familiar? Então, continue a leitura! Neste post, você vai descobrir como tornar isso mais fácil com cinco dicas simples e práticas.

Como confiar no seu filho adolescente?

A primeira coisa que você deve ter em mente é que não enfrenta o problema sozinho. Para os pais, o convívio tende a enfrentar alguns empecilhos à medida que os filhos crescem — enquanto os bebês precisam de total atenção paterna, os jovens reclamam do autoritarismo e da falta de espaço.

No entanto, antes de se perguntar como voltar a confiar nos filhos, reflita sobre a educação que você passou para eles. Com certeza, você resgatará o laço de afeto que mantém todos unidos!

Quais são as cinco dicas para se aproximar do jovem?

1. Evitar mentiras

A confiança é uma via de mão dupla, ou seja, não pode ser construída apenas por um lado. No caso do convívio entre pais e filhos, a primeira dica é que você não apenas peça para que o jovem seja verdadeiro. Comece evitando ao máximo mentiras em casa.

2. Ouvir a opinião

Você já parou para ouvir o que o seu filho tem a dizer? Quando se é adulto, muitas vezes a opinião dos mais jovens é desprezada. No entanto, o nosso conselho vai justamente na outra direção: para se reestabelecer a confiança, é preciso escutar.

Assim, flexibilize um pouco a hierarquia para entender os problemas pelos quais o adolescente passa. Coloque-se no lugar dele e faça valer a opinião de quem você ama e respeita.

3. Compreender seu filho

Ser compreensivo implica que a outra pessoa não aja da mesma forma que você diante dos problemas. Pode parecer simples, mas esse ato demanda muito tempo e esforço, uma vez que tendemos a projetar a nossa própria imagem nos outros. Contudo, o adolescente perceberá que você está fazendo o melhor para ele e para a sua família.

4. Tratar de forma madura

Uma reclamação constante dos jovens é que os pais os tratam como se fossem crianças. Geralmente, a dica é que você lide com o seu filho de forma madura, ainda que ele se mostre como uma criança.

Além de investir na confiança entre vocês, apostar nisso vai fazer com que ele se sinta mais responsável. Nada melhor do que você saber os problemas que cabem ao seu filho resolver, certo?

5. Dar espaço

Se a maneira como você se dirige ao seu filho importa, o que dizer das reclamações dele pelo próprio espaço? Um desafio bastante comum entre pais e filhos adolescentes é a necessidade de cada um ter tempo para estabelecer os limites individuais.

Deixar que o adolescente tenha momentos a sós é importante para que ele reflita sobre a vida e chegue a algumas conclusões por conta própria.

Nós sabemos que confiar nos filhos é um processo longo, mas você pode tornar essa fase mais tranquila e divertida ao seguir essas dicas.

Se este post ajudou você de alguma forma, assine a nossa newsletter para receber posts em primeira mão sobre o tema!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *