Como criar motivação para meu filho estudar?

Como criar motivação para meu filho estudar?

O estudo não costuma ser um processo natural e do gosto de todas as pessoas. Porém, quando nos tornamos adultos entendemos a real importância de um bom estudo na infância. Por esse motivo, é essencial saber estimular esse lado de estudante mesmo nas crianças, para que elas cresçam com esse hábito.

Para ajudar você, preparamos este post para ensinar como fazer seu filho ter motivação para estudar e mostrar como incentivá-lo de maneira prática e funcional. Confira!

A importância do estudo

O estudo é extremamente importante para a formação do jovem, como bem ilustra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por meio dele, o jovem tanto desenvolve seu senso crítico, visão de mundo, lógica e seu senso de responsabilidade quanto aprende a resolver os mais diversos desafios no dia a dia.

Dessa forma, o estudo deve ser intensamente incentivado pelos pais da criança, mas não da forma chata e monótona, como costumamos ver. Esse incentivo deve vir de uma maneira mais dinâmica, que se encaixe no estilo de vida de seu filho.

No próximo tópico, vamos apresentar técnicas que podem ser aplicadas para motivar jovens a estudarem da forma certa. Você vai ver que só dependerá de você analisar essas técnicas e ver qual se encaixará melhor aos hábitos de seu filho.

Maneiras dinâmicas de estimular a motivação para estudar

Mostraremos, a seguir, algumas maneiras que fogem do padrão de escolas a serem usadas com o objetivo de mostrar para seu filho como o estudo pode ser algo positivo e divertido em seu dia a dia.

Mostre como o mundo é amplo

Um dos grandes problemas dos estudos escolares é que nas escolas só se veem os mesmos exemplos. Sendo assim, mostre para seu filho aplicações das matérias e do estudo nas mais diversas áreas.

Você pode mostrar a ele como o celular funciona ou apresentar uma cultura interessante de um país que ele não conheça. Tenha certeza de que isso vai intrigá-lo e instigar sua curiosidade.

Diversifique os estudos

É inevitável que os estudos caiam na rotina, então, por que não diversificar o cronograma incentivando estudos em grupo com os amigos do seu filho ou até mesmo reproduzindo experiências aprendidas em casa ou na internet?

Dessa forma, você criará um dinamismo nos estudos que quebrará a rotina, tornando o aprendizado mais divertido e dinâmico.

Converse com seu filho sobre a importância dos estudos

Acaba sendo inevitável: se seu filho não enxergar como o estudo da matéria “x” poderá ajudá-lo ao longo da vida, essa disciplina se tornará chata. Portanto, sempre tente mostrar a relevância de cada assunto. Dê exemplos próximos para mostrar isso a ele, como situações do seu dia a dia, para que ele consiga perceber a importância com mais facilidade.

Com o incentivo ideal e as formas que mais combinarem com seu filho, você garantirá uma rotina tranquila e eficaz e, então, o jovem apresentará muita motivação para estudar.

Agora que você já sabe como motivar o seu filho a estudar, por que não colocá-lo em um cursinho pré-vestibular? Veja os principais motivos para o seu filho fazer esse curso e já o prepare para o futuro.