Subscribe Now

Trending News

Como acertar na escolha da escola de ensino médio para seu filho
Educação

Como acertar na escolha da escola de ensino médio para seu filho

Escolher uma escola de ensino médio para os filhos não é uma tarefa simples, não é mesmo? Afinal, o ensino e o desenvolvimento social são de grande importância nessa etapa da vida dos jovens. Assim, são diversos os fatores que precisam ser levados em consideração na hora de tomar tal decisão.

Os estudantes necessitam de total apoio da escola e da família nessa fase acadêmica, pois esse momento antecede grandes escolhas, como definir a carreira percorrida pelo resto da vida. Além disso, vale destacar que todas as profissões exigem habilidades desenvolvidas desde a época escolar.

Portanto, uma escola de ensino médio ideal deve sempre oferecer muito mais que apenas conteúdos obrigatórios. Por isso, é importante analisar diversos aspectos da instituição antes de matricular o seu filho. Continue a leitura e compreenda as dicas que separamos para ajudar nessa tomada de decisão.

A avaliação para eleger uma escola de ensino médio

Mais do que a grade curricular, na hora de escolher onde seus filhos vão estudar durante o ensino médio, você precisa levar em conta a infraestrutura do colégio, a formação do corpo docente, a preparação para o ensino superior e muito mais. A seguir, confira as nossas dicas para efetuar uma ação acertada.

Considere os valores da escola

Um dos primeiros passos para que seus filhos tenham uma boa educação na escola é que ela ensine os mesmos valores que você e sua família transmitem em casa. Ou seja, quais são os conselhos e a ética que você quer passar para a próxima geração. Para isso, analise se o colégio possui uma educação mais conservadora ou liberal, afinal, o ambiente escolar tem que ser acolhedor.

Estude a localização

Para encontrar a melhor escola de ensino médio, você precisa verificar a localização de todas as opções. Por exemplo, o colégio deve ser próximo à sua casa e de fácil acesso, com carro ou por meio de transporte público. Nesse momento também é preciso avaliar se o adolescente irá sozinho para a aula, e em caso afirmativo, se o caminho é seguro e quanto tempo há de deslocamento.

Confira a segurança da instituição de ensino

Ainda sobre segurança, confira como é a estrutura do prédio em relação a esse assunto. Se há câmeras na entrada, catracas e portões eletrônicos, acesso por meio de crachás, como os alunos são liberados na hora da saída e mais. Cuidar da segurança dos jovens é tão importante quanto a educação, e, por isso, esse quesito não pode ser deixado de lado na hora dessa escolha.

Avalie o Projeto Pedagógico

O Projeto Pedagógico deve ter bastante peso no momento de escolher uma escola de ensino médio. Afinal, ele envolve o material didático usado, os recursos que estão disponíveis e qual é a grade curricular além das matérias convencionas. Nesse quesito, você também deve avaliar como é incentivado o desenvolvimento social e emocional dos alunos — que será bastante explorado na graduação e, em seguida, no mercado de trabalho.

Conheça a estrutura da escola

Todo bom colégio precisa de salas de aula confortáveis e bem equipadas. Mas, além disso, é preciso também espaços que incentivem a leitura, como uma boa e acolhedora biblioteca, e outros laboratórios para atividades práticas, por exemplo, às aulas de biologia e de química. Essas áreas podem, inclusive, ajudar os jovens a decidirem qual graduação cursar ou que carreira seguir. Durante a visita observe também se há espaços para o lazer e como é feito o uso de aparelhos eletrônicos e outros meios e dispositivos digitais. E não se esqueça de reparar na limpeza e iluminação dos ambientes.

Pense sobre o período de ensino e grade curricular

Outra decisão importante e que precisa ser tomada entre pais e filhos é: qual será a carga horária diária de ensino? Alguns pais podem preferir que os jovens estudem somente meio período, enquanto outros optam pela educação integral, que possui mais atividades extracurriculares, como o ensino de idiomas e a prática de esportes. Não existe melhor ou pior nesse tópico, mas sim o que é mais indicado para cada adolescente.

Confira o material didático e o corpo docente

O material didático é a base de todo o conteúdo que será passado na sala de aula para os alunos. Por isso, veja se o material utilizado é de qualidade e tem, além dos livros teóricos, apostilas de exercícios, audiolivros, aulas online e demais recursos digitais. Outro ponto interessante é conhecer mais sobre a formação do corpo docente: é importante que os professores sejam formados e especializados em suas áreas. Além disso, estarem atualizados será fundamental para que os jovens se preparem para testes, como o Enem e os vestibulares.

Compreenda o método de avaliação

Nessa fase do ensino médio, o método de avaliação é bastante importante para o aprendizado dos jovens. Por exemplo, muito mais do que decorar conteúdos, eles precisam aprender a interpretar e refletir sobre os assuntos, principalmente tudo aquilo que está ligado à atualidade. Os vestibulares, hoje em dia, não são mais provas tão simples, eles exigem outras habilidades cognitivas dos candidatos.

O entendimento sobre a preparação para o ensino superior

É importante que os pais e os filhos levem em consideração como a escola de ensino médio prepara os alunos para ingressar no ensino superior. Muitas das instituições educacionais atualmente já contam com programas voltados especialmente para isso, dessa forma, os jovens saem bem até mesmo nos vestibulares e concursos militares mais concorridos do país. A realização de simulados e as oficinas de redação, por exemplo, podem fazer parte dessa preparação.

Concluindo, a escola de ensino médio é a responsável por boa parte do tempo e atenção dos jovens, e é por isso que a escolha da instituição de ensino deve ser feita com embasamento. Esse período será importante para diversas decisões que os alunos tomarão, principalmente em relação à graduação e também à carreira profissional.

E então, quer começar a sua pesquisa para encontrar a escola de ensino médio ideal para seus filhos? Conheça como é a educação dos jovens no Colégio Alfa.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *