Subscribe Now

Trending News

Como os exercícios físicos ajudam nos estudos?
Educação

Como os exercícios físicos ajudam nos estudos?

Você está no colégio e quer melhorar as suas notas e o seu desempenho nas matérias do semestre? Então, continue a leitura deste post para descobrir como os exercícios físicos ajudam nos estudos, além de conhecer as principais vantagens que o esporte traz para a sua vida e as atividades que aumentam a sua disposição. Confira!

Quais são as vantagens dos exercícios físicos para o estudante?

Durante a sua preparação para o vestibular, as atividades físicas ganham importância não apenas por uma questão de saúde, mas por que ajudam a manter o corpo em movimento de uma forma que contribui para o ânimo e para a concentração nos estudos.

A seguir, vamos listar alguns dos principais benefícios que a prática de exercícios pode trazer para a sua rotina. Confira!

Aumento da disposição

A falta da atividade física no dia a dia do estudante pode levar ao sedentarismo, que é quando a pessoa não se exercita regularmente.

Ao praticar um esporte, uma das principais vantagens é o aumento da disposição, pois o gasto de energia deixará você mais leve e animado para ser um aluno aplicado.

Redução do estresse

Se você esta se sentindo muito estressado, que tal dar uma pausa nos estudos e se movimentar um pouco? O ato de se exercitar deixa a jornada mais empolgante! E não é à toa, já que essa sensação de felicidade e bem-estar está conectada às substâncias liberadas quando você mexe o esqueleto.

O chamado “hormônio da felicidade” reduz a ansiedade e controla o cansaço das longas horas na escola entre aulas e provas.

Melhora da memória

Os exercícios físicos também deixam o raciocínio mais veloz, de acordo com uma pesquisa feita por estudiosos do cérebro nos Estados Unidos.

Os investigadores afirmam que a prática, além de fazer bem ao corpo, melhora em 20% a aprendizagem dos estudantes. Já pensou?

Foco nos estudos

Com a memória ativa, outra consequência dos esportes para a vida do aluno é o poder de se concentrar no seu local de estudos. Sabe quando você quer passar mais tempo estudando uma matéria e, ainda assim, não consegue focar nisso? A prática esportiva mexe com essa habilidade e você aprende a controlar o corpo e a mente.

Quais exercícios físicos ajudam nos estudos?

Você sabe como o seu cotidiano é puxado, então, na hora de praticar um esporte, veja primeiramente os seus horários disponíveis, já que pessoas com até 18 anos de idade devem se exercitar por, pelo menos, cinco horas ao longo da semana.

Opções como a corrida (em casa, na academia ou em um parque, ao ar livre) são uma ótima solução para ter os benefícios da atividade esportiva para estudantes. Fora isso, você pode trabalhar a disciplina e a concentração fazendo artes maciais e melhorar o seu desempenho físico com a natação.

A recomendação geral para os estudantes são as atividades aeróbicas, que dão um impulso na circulação do oxigênio e aumentam a atividade no cérebro. Com mais energia cerebral, você deixa a sua memória mais preparada para estudar.

Além de suar a camisa, você pode apostar no “sudoku”, em quebra-cabeças ou até mesmo em jogos de palavras-cruzadas e carteado para estimular a memorização, enquanto come alimentos ricos em vitaminas essenciais para o funcionamento mental, como a banana, a laranja e o peixe.

Porém, é importante lembrar que antes de iniciar os exercícios, você não pode deixar de procurar ajuda médica para saber qual prática combina mais com o seu porte físico e a sua rotina de estudos.

Agora que você já sabe como os exercícios físicos ajudam nos estudos, assine a nossa newsletter para não perder uma nenhuma informação importante sobre a sua vida no colégio!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *