Confira estas 4 boas práticas para fazer simulados de vestibular!

Confira estas 4 boas práticas para fazer simulados de vestibular!

Você conhece as melhores práticas para realizar uma boa prova? Os vestibulares podem ser as avaliações mais importantes da sua vida, afinal, será por meio deles que você poderá entrar para uma faculdade. O grande desafio é que as provas costumam ser muito cansativas e difíceis — por esse motivo, você precisa estar preparado para saber o que vai enfrentar.

Um modo de ter essa experiência é por meio de simulados de vestibular, que são avaliações em que as questões seguem o mesmo estilo de um vestibular real. Você pode fazer um simulado na escola, no  cursinho ou até mesmo em casa. Quer saber mais dicas de como se preparar para esse teste? Continue a leitura!

1. Descubra o formato do exame

Existem diversos tipos de vestibulares. O mais conhecido deles é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é adotado por diversas faculdades como principal meio de seleção dos estudantes. Porém, é importante lembrar que o Enem não é o único exame, e que o tipo de prova realizada para entrar em uma universidade é de escolha da própria instituição de ensino.

Normalmente, uma prova de vestibular apresenta questões objetivas (caracterizadas por perguntas de múltipla escolha) e dissertativas (questões abertas). Independentemente do formato, a maioria também é acompanhada de um teste de redação. Por isso, é melhor começar a treinar!

2. Leia e estude a prova

O nível de dificuldade de uma prova de vestibular costuma ser alto. Por isso, você precisa de um bom preparo e foco para estudar o exame.

Além de entender o formato da prova que uma instituição costuma trabalhar, é interessante analisar atentamente as questões para fazer uma interpretação correta do que está sendo perguntado. Na pressa, muitos alunos deixam de prestar atenção nos detalhes e cometem erros simples!

Também é válido estudar os conteúdos e provas já apresentados em vestibulares anteriores, afinal, grande parte desses exames cobram a mesma matéria ao longo de suas aplicações.

3. Prepare-se com foco na sua nota de corte

A nota de corte é a nota mínima necessária para um determinado curso. Por isso, procure saber em que nível estará a sua para planejar sua rotina de estudos.

Lembre-se também de focar na instituição de ensino que você quer estudar. Afinal, mesmo que tenham uma certa média, as notas de corte também podem variar de uma instituição para outra.

Por fim, não se deixe enganar por notas de corte mais baixas! Seu foco e comprometimento deverá ser o mesmo em qualquer situação.

4. Simule o dia da prova

Além de simular a prova em si, para pegar o estilo das questões, simule também o tempo do exame como se fosse uma avaliação real. Imprima provas aplicadas em anos anteriores, cronometre o tempo e faça uma média da nota final com os acertos.

Essa etapa é muito importante, afinal, além de mostrar se a meta está longe ou perto de ser atingida, revela também se seus estudos estão ou não dando resultado.

Neste post, vimos que manter o foco nos estudos e fazer simulados de vestibular com frequência é o melhor plano para fazer um exame.

Agora que você já sabe como se preparar da melhor forma para os vestibulares, o que acha de fazer mais um teste? Leia o post e descubra se você é uma pessoa de exatas ou humanas!