Subscribe Now

Trending News

Cursos biológicas: conheça as 5 principais opções
Carreira

Cursos biológicas: conheça as 5 principais opções

Muitos jovens não sabem qual profissão escolher para o futuro, e a dúvida fica ainda maior no ensino médio. Com a proximidade do vestibular, os estudantes começam a se perguntar sobre o futuro profissional. Descubra, neste texto, quais são os principais cursos biológicas.

Além disso, conheça as Ciências Biológicas e da Saúde — as quais pesquisam sobre os seres vivos em diferentes níveis — e as principais carreiras da área, a exemplo de medicina, odontologia, fonoaudiologia, enfermagem e fisioterapia. Comece a leitura agora mesmo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Quais os cursos de saúde e para quem são indicados?

Antes de tudo, você precisa saber do que essa área do conhecimento trata. As quase 36 formações em saúde estudam as formas de vida no planeta, seja focando o homem, as plantas, os organismos, entre outros. As Ciências Biológicas e da Saúde pesquisam desde a estrutura até o funcionamento dos seres.

Tais formações são indicadas para quem tem curiosidade sobre os fenômenos relativos à vida. Cursos como medicina, odontologia, enfermagem e fisioterapia também são ótimos para desenvolver o contato pessoal e a criatividade para vencer os desafios no dia a dia dos hospitais e clínicas.

Quais são os cursos dessa área do conhecimento?

As Ciências Biológicas e da Saúde são um vasto campo e reúnem as mais diversas profissões, a exemplo de medicina veterinária, biologia, farmácia, terapia ocupacional, educação física e biomedicina. Nesta lista, descubra quais são as carreiras mais concorridas!

1. Medicina

Medicina é um dos cursos mais concorridos da área da Saúde, uma vez que é responsável pela formação do médico nas instituições nacionais. Essa formação se divide em diversas subáreas, mas foca geralmente a prevenção e cura das doenças humanas.

2. Odontologia

A odontologia é outra formação bastante procurada pelos jovens e, ao longo dos anos de curso, os estudantes são preparados para lidar com a prevenção, o tratamento e a reabilitação de problemas na boca.

3. Enfermagem

Outra profissão de extrema importância para quem pensa em trabalhar em clínica é a enfermagem. Os profissionais da área são preparados para auxiliar, administrar medicamentos, cuidar da alimentação e coletar exames dos pacientes.

4. Fisioterapia

Se a sua vocação é cuidar das lesões ocasionadas pelas doenças, talvez o seu perfil seja compatível com a fisioterapia. A profissão prepara os estudantes com técnicas para reabilitação e prevenção dos movimentos do corpo.

5. Fonoaudiologia

Por fim, esta profissão tem se destacado nos últimos anos para quem se interessa pelas Ciências da Saúde: a fonoaudiologia. A carreira estuda a fala, a audição, a voz e as habilidades de escrita e leitura das pessoas. O objetivo é prevenir e reabilitar alguns distúrbios dos falantes.

Por que pesquisar sobre o curso antes de fazer a escolha?

É comum que jovens como você fiquem com dúvidas ao escolher a profissão. O momento é decisivo, mas, muitas vezes, são raras e pouco precisas as informações sobre a vida profissional.

Para diminuir o estresse e aumentar a chance de se dar bem no curso de formação, pesquise bastante sobre as áreas do conhecimento e as profissões. Peça ajuda aos seus professores e à sua família e não deixe de usar as ferramentas da Internet para conhecer melhor as opções de emprego.

Você aprendeu neste conteúdo sobre os cursos que compreendem as Ciências Biológicas e da Saúde, que estudam a forma, a estrutura e os funcionamentos dos seres vivos. Além disso, descobriu detalhes sobre algumas das carreiras mais concorridas da área, como fisioterapia, medicina, fonoaudiologia, enfermagem e odontologia.

Agora que você conhece carreiras da área da saúde que exercitam o contato humano e ficou ligado nas principais opções de cursos biológicas, leia este artigo para saber tudo que caiu no Exame Nacional do Ensino Médio no último ano!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *