Descubra o seu talento profissional em 3 passos
Carreira, Educação

Descubra o seu talento profissional em 3 passos

Não sabe o que quer ser no futuro? Calma! Você não é a única pessoa com essa dúvida. Esse questionamento é comum aos jovens que precisam encontrar um talento profissional. A boa notícia é que existem técnicas para tornar essa decisão menos confusa.

Neste post, você vai descobrir como identificar a sua área de interesse para seguir a carreira ideal. Continue a leitura!

Por que o momento de escolher a profissão é importante?

Assim como você, muitos adolescentes estão angustiados ao pensar na vida profissional — e isso é compreensível. No Brasil, os estudantes têm que encontrar desde cedo um possível talento, mas nem sempre a escolha é feita com base na prática da profissão.

Geralmente, os jovens têm medo de escolher um emprego a que se dedicar porque desconhecem as áreas de atuação. Por outro lado, esse momento pede que você tenha paciência para lidar com a pressão da família e da sociedade.

Porém, um passo a passo com perguntas sobre a sua vida pode deixar tudo menos tenso!

Quais são os passos para identificar seu talento profissional?

Antes de prosseguir, olhe para a sua vivência na escola, em casa e com seus amigos para identificar os assuntos e as habilidades que você tem em cada um dos espaços.

Depois, busque informações sobre as profissões e, com o resultado, delimite o que mais tem a sua cara. Aí, é só partir para o passo a passo prático e rápido que vamos explicar a seguir. Basicamente, tudo vai ser resumido em três perguntas básicas. Confira!

1. Com o que você tem facilidade?

Não tenha dúvidas: os pontos com que você tem mais facilidade dizem bastante sobre você (especialmente sobre a sua profissão do futuro). Uma dica para definir o talento é começar pelo desempenho na escola.

Em quais disciplinas você se supera no colégio? Você consegue identificar a área de conhecimento comum entre elas? Com as respostas em mãos, você terá uma melhor noção sobre qual caminho seguir.

2. O que gostaria de estudar?

O tópico anterior nos traz a este: o que você quer estudar? De alguma maneira, escolher uma carreira é ter certeza daquilo que oferece satisfação pessoal e, ao mesmo tempo, possibilita crescimento em uma profissão.

Na preparação para a graduação ou ensino técnico, você terá que gastar um bom tempo até iniciar a carreira. Então, pense primeiro nos conhecimentos que você gostaria de aprender para fortalecer a sua capacidade.

3. O que as pessoas reconhecem em você?

Por fim, saiba o que as pessoas notam e reconhecem em você! Na profissão, é quase inevitável agir em conjunto ou lidar com o público. Desde já, preste atenção nos comentários (tanto os pontos fortes quanto os fracos) que recebe sobre as suas ações.

O exercício também mexe com os outros tópicos, uma vez que amigos e familiares podem colaborar para você encontrar áreas de afinidade. Esteja certo de que ter autoconhecimento é a melhor ponte para definir o emprego que tem a sua cara!

Neste post, você descobriu como se aproximar da profissão ideal com algumas dicas para reconhecer as suas habilidades, seja na escola, seja em casa. Dedicar-se a uma carreira pode envolver medo e pressão social, mas o passo a passo traz mais clareza sobre sua preferência profissional.

Agora que você ficou por dentro de algumas dicas para encontrar o seu talento profissional, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude os seus amigos nesta tarefa!