Subscribe Now

Trending News

Descubra qual é o melhor local de estudo para você
Educação, Vestibular

Descubra qual é o melhor local de estudo para você

Escolher o local de estudo ideal é meio caminho andado em direção ao bom desempenho escolar. Sabemos que o momento de estudar nem sempre é agradável, afinal, pode ser que existam outras opções mais atraentes e mais legais fora de casa como sair com os amigos, ver um filme ou ler aquele livro interessante de ficção.

No entanto, é importante que você saiba que o momento de estudo não precisa ser necessariamente chato. Adquirir conhecimento pode ser muito interessante, sobretudo se você tiver um lugar adequado para se concentrar e deixar seu cérebro trabalhar com tranquilidade.

Por isso, preparamos este post com algumas dicas muito interessantes que vão ajudar você a escolher o local de estudo perfeito. Continue a leitura do post e saiba mais!

Como escolher o local de estudo ideal

Na hora de definir uma área de estudo, é importante pensar na capacidade de manter o sono longe, assim como em um lugar que seja confortável, mas não a ponto de te fazer pegar no sono. Outro ponto importante que deve ser considerado é se o lugar escolhido tem muitas distrações, afinal, estudar com um olho no livro e outro na série não é nada proveitoso.

Não existem muitas regras para encontrar o local de estudo que seja perfeito para você. Cada pessoa tem suas preferências, limitações e capacidades diferentes de concentração. Sendo assim, é necessário que você pare um pouco e se coloque sob o microscópio, afinal, você é a única pessoa que poderá dizer se é possível estudar com conversas paralelas, ou se precisa de silêncio profundo.

Da mesma forma, só você poderá saber se prefere um local confortável ou se o excesso de conforto pode fazer com que o sono chegue mais rápido. Desde o seu quarto até o parque do seu bairro ou a biblioteca da escola, quem pode definir o melhor lugar é você mesmo. Para ajudar, vamos mostrar duas opções: o estudo em casa ou na biblioteca.

Vantagens e desvantagens de se estudar na biblioteca

Foco e motivação

O estudo na biblioteca vai te permitir um foco maior. Você estará cercado por pessoas que também precisam estudar, o ambiente costuma ser mais silencioso e os desvios de atenção serão bem menores, uma vez que não existem muitas tentações na biblioteca. Além do mais, nesse espaço é mais fácil contar com o fator “motivação”, já que a companhia de outros estudantes pode trazer benefícios.

Maiores possibilidades de consulta

É verdade que a internet fez com que a pesquisa em livros pesados e cheios de poeira se tornasse obsoleta. No entanto, ela pode não dar conta de determinadas áreas de interesse. Além disso, nem sempre o que lemos na internet pode ser uma fonte confiável.

Livros são opções mais confiáveis na hora da pesquisa e, estando na biblioteca, você pode fazer o livre uso deles. Caso seu foco seja no estudo direcionado a vestibulares, as bibliotecas públicas costumam separar livros de leitura obrigatória e textos complementares, deixando-os mais acessíveis aos estudantes.

Horários flexíveis e ambiente apropriado

Bibliotecas públicas, sobretudo as das grandes cidades, contam com horários flexíveis para atender a demanda dos leitores e estudantes. Para saber se existe alguma biblioteca pública próxima de você, basta entrar em um site com ferramenta de pesquisa e procurar nas proximidades do seu endereço.

Menor privacidade

Este é um item com a primeira desvantagem do estudo na biblioteca. Pode ser que exista contato com outras pessoas, ou mesmo a interrupção do silêncio. Sendo assim, se você é uma pessoa que prefere o silêncio absoluto pode ser que consiga estudar em uma salinha de estudos ou na cabine individual.

Além disso, para ir até a biblioteca você tem que tirar o pijama e colocar roupas de sair em público, ou mesmo levar alguns apetrechos que possam burlar o barulho, como fones de ouvido. Se você gosta de ler em voz alta ou de entabular monólogos consigo mesmo, a biblioteca pode não ser o local mais apropriado.

Perda de tempo no deslocamento e desconforto

Para chegar até a biblioteca, é necessário caminhar ou pegar algum tipo de transporte. Se você opta por estudar em sua casa, esse problema deixa de existir. Outro fator influenciado diretamente pela escolha do local é o conforto no momento do estudo. Ainda que a biblioteca apresente suas vantagens, ela pode não ser tão confortável quanto a sua casa.

Dicas para estudar mais em casa

Se você não se deixou ser convencido pelo estudo na biblioteca, é hora de conhecer uma outra opção: estudar em casa. Para que esta empreitada seja bem-sucedida, é importante que você observe algumas sugestões.

Escolha um lugar calmo na sua casa

Geralmente, as casas possuem aquele cômodo mais afastado ou no qual ocorrem menos barulhos. Para que você se sinta bem, pense na possibilidade de estudar no seu quarto. Ao fechar a porta, o ambiente se torna mais solitário e propício ao estudo. Outra possibilidade é a mesa da cozinha ou sala de jantar, ou ainda a varanda ou sacada.

Cuide da sua postura

Passamos cada vez mais tempo em frente a computadores e com as cabeças inclinadas sobre celulares. O resultado disso é o aumento de pessoas com dor nas costas e problemas de coluna. Sendo assim, é muito importante que você encontre o lugar correto para que sua coluna tenha o suporte adequado.

Ilumine o local de estudo na medida certa

Nem muito claro e nem muito escuro. A iluminação deve permitir que você estude sem problemas. Não se sente de frente para o sol para que o reflexo não te atrapalhe, posicione-se de costas para as janelas. O excesso de luz, assim como sua ausência, pode prejudicar sua visão.

O local de estudo ideal é aquele em que você consegue se concentrar perfeitamente, desenvolver seu pensamento crítico e, ainda assim, se sentir bem tanto física quanto mentalmente. Cuide de sua saúde sempre e esteja disposto a conhecer novas coisas e adquirir conhecimento por meio de novas informações.

Se você gostou deste post e deseja continuar recebendo conteúdos como este, não deixe de assinar a nossa newsletter. Dessa forma, você receberá notificações em seu e-mail de tudo que compartilhamos por aqui!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *