Subscribe Now

Trending News

Dicas para aproveitar melhor o cursinho pré-vestibular e fazer uma boa prova
Vestibular

Dicas para aproveitar melhor o cursinho pré-vestibular e fazer uma boa prova

 

Vida de vestibulando demanda muito tempo e empenho, não é? Com grande quantidade de conteúdos para aprender e revisar, não poderia ser diferente. Quem faz a escolha de entrar em um cursinho pré-vestibular, entretanto, pode ter mais facilidade nesse caminho, além de contar com orientação adequada.

Durante o período dedicado ao cursinho, é fundamental incluí-lo no planejamento de estudos como um aliado. O objetivo, nesse caso, é ser aprovado nas provas escolhidas e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que possibilita o acesso a universidades públicas de todo o Brasil.

Você tem vontade de fazer um cursinho pré-vestibular, mas quer entender como pode melhorar seu aproveitamento por meio dele? Continue a leitura e confira algumas dicas!

Crie uma rotina de estudos

Assim que tiver efetuado sua matrícula, consulte a grade de matérias do cursinho, com atenção a seus horários e dias da semana. A partir disso, estabeleça uma rotina de estudos diária — tanto para as aulas quanto para o tempo de revisão, leitura e prática de exercícios em casa.

Seja de segunda a sexta-feira, seja de segunda a sábado, o importante é que ter muita dedicação e reservar, pelo menos, um dia da semana para seu descanso e lazer.

Revise nos mesmos dias das aulas suas respectivas disciplinas

Às terças você tem aulas de Química, História e Mecânica no cursinho pré-vestibular? Então, organize seu dia para que essas sejam as mesmas matérias estudadas em casa ou em algum local no qual tenha facilidade de se concentrar.

Às vezes, o lar pode ter muitas pessoas da família e agitação, então vale a pena considerar utilizar a biblioteca da instituição de ensino ou uma sala própria para estudos.

Se criar o hábito de revisar os conteúdos nos mesmos dias, terá mais facilidade para fixá-los.

Escreva redações semanalmente e leve-as para correção

A nota da redação é determinante para ter sucesso em grande parte dos vestibulares. Frequentemente solicitada na segunda fase de vestibulares, juntamente a questões dissertativas, ela demonstra aos examinadores sua capacidade de argumentar, sua linguagem, gramática e domínio sobre o tema sugerido.

Assim, por mais que às vezes você ache que é melhor dedicar o tempo para fazer mais exercícios de Física, por exemplo, lembre-se de que é preciso saber escrever muito bem para ser aprovado nos exames.

Crie o hábito de redigir ao menos um texto por semana, com base em temas que já foram abordados em outros vestibulares ou mesmo naqueles propostos por seu professor do cursinho pré-vestibular.

Leve sempre as redações para avaliação e converse sobre o que está bom e, claro, sobre o que ainda pode ser melhorado.

Participe de todas as atividades extras

Um dos diferenciais dos cursinhos diante de escolas tradicionais ou de alunos que precisam estudar sozinhos, em casa, é a grande quantidade de atividades extras que costumam oferecer.

Seja em simulados, debates sobre as principais obras literárias dos vestibulares, plantões ou atividades mais lúdicas, voltadas a aprofundar conhecimentos apresentados em sala de aula, é possível aprender ainda mais com elas.

Ainda que sejam realizadas em um sábado ou em um horário do final de semana em que tenha se programado para descansar, pense sempre em seu objetivo maior. Assim, avalie se não vale a pena abrir mão de algumas horinhas de lazer para melhorar sua preparação.

Com os simulados, que demandam mais horas e desgaste, o retorno é ainda maior. Isso se deve ao fato de que conseguem reproduzir, de fato, uma situação de vestibular: devido a conteúdos, quantidade de questões, formato e tempo máximo dedicado a resolvê-las.

Frequente aulas de matérias em que tiver mais facilidade

Você domina a disciplina de Inglês? Já conhece o tema que será abordado na aula de Biologia de trás para frente? Ótimo! Mas não pense que essas são boas desculpas para deixar de frequentar uma aula do cursinho pré-vestibular, ainda mais se for substituí-la por mais horas em suas redes sociais.

Ir a uma aula que abordará uma matéria que já nos é familiar é uma forma de intensificar ainda mais esse conhecimento. Seja realizando novos exercícios, seja explicando-os depois aos seus colegas de turma, você se certifica de que está aprendendo e se torna mais confiante à medida que os vestibulares se aproximam.

Aproveite os ambientes de estudos

Estudar em casa faz com que você se distraia facilmente? Sente que se concentra mais quando está em um ambiente reservado a isso? Então, não hesite em utilizar o local de estudo do cursinho pré-vestibular.

A biblioteca, as salas de plantões ou salas comuns costumam ser ambientes silenciosos, ótimos para manter o foco e fazer com que seu aproveitamento seja ainda maior.

Só se lembre de fazer algumas pausas, levantar para beber água, ir ao banheiro e relaxar com alguns alongamentos, ao menos a cada uma ou duas horas.

Frequente plantões de dúvidas

Nos plantões de dúvidas, seus professores estão ainda mais disponíveis, então não há oportunidade melhor do que essa para esclarecer com eles aquela matéria em que tem apresentado dificuldade ao solucionar os exercícios.

Lembre-se de não ter vergonha. Nenhuma dúvida é sinônimo de ignorância ou de que você é inferior a seus colegas. Cada pessoa tem seu tempo para aprender, além dos pontos fortes e fracos, evidenciados no aproveitamento de cada disciplina.

Se tiver dúvida, pergunte. Caso ela não tenha sido solucionada, questione novamente. Mas garanta que tenha aprendido tudo o que for necessário para fazer uma excelente prova!

O cursinho pré-vestibular faz parte de uma etapa desafiadora da vida, que requer muita dedicação aos estudos e, eventualmente, abrir mão de uma ou outra atividade de lazer. Isso não significa, entretanto, que não será agradável. Aproveite todo o conhecimento compartilhado, faça plantões de estudos com seus colegas e pense que todo seu esforço poderá ser recompensado quando entrar na universidade dos seus sonhos!

Gostou de nossas dicas e quer conhecer uma boa opção de cursinho pré-vestibular para seu futuro? Então, entre em contato conosco e entenda como a excelência do Colégio Alfa pode preparar você para conquistar seus objetivos!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *