Subscribe Now

Trending News

Entenda a importância da atividade física na adolescência
Educação

Entenda a importância da atividade física na adolescência

Você já ouviu falar que praticar esportes é bom para a saúde, mas não deve saber ao certo qual é a importância da atividade física na adolescência, não é mesmo? Se esta é a sua dúvida, você está no blog certo!

Neste post, você vai saber por que seus filhos devem se exercitar nessa fase da vida, quais são os benefícios para eles e como convencê-los a praticar exercícios. Vamos começar?

Por que fazer atividade física na adolescência?

A adolescência é uma das etapas da vida em que o corpo passa por mais transformações. A maneira mais indicada para lidar com essas mudanças é a atividade física!

Praticar exercícios também ajuda o jovem a ter uma vida social mais ativa, melhora a autoestima e, principalmente, mantém a saúde em dia. Quer saber mais? Falamos sobre algumas dessas vantagens a seguir.

Quais os benefícios do exercício nessa fase?

A prática de atividades físicas vai na contramão de problemas como a obesidade, que, no Brasil, está atingindo agora 10 vezes mais crianças e adolescentes do que em 1970.

Além disso, o ganho de massa magra (que inibe o colesterol ruim e o nível de gordura), a fortificação dos músculos e dos ossos e a melhora na habilidade motora são outros benefícios da atividade física na adolescência.

Manter o corpo em movimento aumenta a autoconfiança, melhora a flexibilidade, a agilidade e até a concentração na hora dos estudos. Entendeu como a atividade física pode ser benéfica? No entanto, como convencer o seu filho a praticar algum esporte? Saiba no próximo item!

Como incentivar os filhos a praticar esportes?

Primeiramente, é preciso saber que o seu filho já deve ter tido uma iniciação no esporte na escola, pois a grade curricular de crianças e adolescentes já destina uma parte desse tempo aos exercícios físicos. Mas, mas como incentivá-lo sem precisar transformar o hábito em uma obrigação?

Mostre várias opções

Fora o primeiro contato no colégio, existem maneiras de convencer o adolescente a se movimentar de maneira divertida. Apresente vários tipos de esporte para ele, sempre focando na idade e no tipo físico do adolescente.

Futebol, basquete, futsal e o voleibol podem ser boas opções. Além deles, há também as ginásticas, o judô e a tradicional capoeira. Quem sabe seu filho não pega gosto por um deles?

Leve em consideração a preferência do adolescente

Não basta que seu filho saiba da grande oferta esportiva. Para facilitar, pergunte a ele qual a sua preferência. Tenha em mente que o jovem deve fazer alguma atividade três vezes na semana, por isso, é importante que ele goste da prática.

Acompanhe o adolescente nas atividades

Outra opção é ir com o jovem a alguma dessas atividades, assim você se aproxima do seu filho e ainda perde calorias. Seguindo essas dicas, você deixará o seu tempo livre mais leve e, o mais importante, se aproximará mais de quem você tanto ama!

Neste post, você entendeu como a atividade física é importante para adolescentes. Da mesma forma, você descobriu quais são os benefícios dessa prática e como incentivar o seu filho.

Agora que você sabe por que é necessário fazer atividade física na adolescência, ajude outras pessoas compartilhando nossas dicas nas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *