Subscribe Now

Trending News

Namoro na adolescência: saiba como conversar com seus filhos
Educação

Namoro na adolescência: saiba como conversar com seus filhos

Alguma vez seu filho já perguntou sobre como as crianças nascem, como funciona o preservativo ou sobre namoro na adolescência? Você ficou constrangido ou sem graça de responder e inventou alguma história fantasiosa que explicasse o assunto?

A intimidade entre pais e filhos é muito importante, afinal, a família também tem o dever de passar uma boa educação sexual para os filhos. Só que, em muitas famílias, isso ainda não acontece, pois falta esse laço ou a discussão desse tema dentro de casa é vista como um tabu.

Se você tem essa preocupação e quer saber qual é o momento e forma certos de ter essa conversa, acompanhe nossas dicas!

Descubra quando falar sobre namoro na adolescência

O maior problema de falar sobre sexo e namoro dentro de casa é o constrangimento que a situação pode causar, mas também é difícil entender a hora certa de entrar no assunto.

Afinal, devo falar antes ou depois que meu filho começar a namorar? Como devo ensinar sobre educação sexual?

O mais recomendado é falar sobre o tema antes do adolescente iniciar o namoro, porém, não tão cedo a ponto de o assunto ficar confuso na cabeça do jovem. O ideal é abordar essa questão quando seu filho tem por volta de 13 anos.

Nessa idade, os jovens estão começando a socializar e a ter interesse uns nos outros. Você pode aproveitar essa curiosidade para abordar o tema.

Entenda como e o que falar sobre o assunto

Realmente, conversar sobre namoro e sexo com adolescentes pode ser um grande desafio. Mas não se preocupe! O ideal é conversar sobre alguns pontos que sejam essenciais para a formação do seu filho.

Orientação sexual

Um bom diálogo deve deixar claro que tanto relações heterossexuais quanto relações homossexuais são comuns na natureza humana. Dê liberdade para o jovem se expressar sobre o assunto e aproveite a oportunidade para quebrar mitos homofóbicos impostos pela sociedade.

Uso de preservativos

Converse sobre a importância dos preservativos com seu filho ou filha de modo aberto. Explique que, além de ser um método contraceptivo, também previne DSTs (doenças sexualmente transmissíveis).

Respeito

Sendo essa a base de todo relacionamento, seja ele amoroso ou não, comente sobre o respeito pelo parceiro ou parceira e por outros relacionamentos, evitando crenças machistas ou homofóbicas.

Diálogo

Comente também sobre a importância de o jovem ser aberto com os pais em relação ao relacionamento, dando a ele a liberdade de falar sobre a própria vida sexual ou sobre qualquer problema que possa surgir.

Seguindo todas as nossas dicas, não haverá dúvidas sobre como abordar um tema tão difícil com o seu filho dentro de casa. Procure conversar abertamente e aproveite para quebrar alguns preconceitos que podem ter surgido ao longo da formação do jovem e informe tudo que for essencial para que um namoro na adolescência seja feliz e saudável.

Se você gostou do post e quer saber outras dicas sobre esse e outros assuntos, assine a nossa newsletter. Vamos enviar outros conteúdos exclusivos direto no seu e-mail! O que acha?

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *