Subscribe Now

Trending News

O que fazer para ajudar meu filho na preparação para o vestibular?
Vestibular

O que fazer para ajudar meu filho na preparação para o vestibular?

O ano de vestibular é um dos mais temidos pelos jovens hoje em dia. Muito se deve pelo fato de os vestibulandos sofrerem muita pressão familiar, social e até de si mesmos. Para deixar a situação mais leve e tranquila, a família deve fazer de tudo para que o jovem não se sinta pressionado e consiga passar um ano produtivo e saudável.

Mas, afinal, como ajudar seu filho na preparação para o vestibular? O que torna esse ano tão complicado e muitas vezes nocivo para o jovem?

Se estas também são suas dúvidas, não se preocupe. Neste post, vamos mostrar o que o jovem costuma passar nos anos de vestibular e como a família pode ajudar para que ele consiga ser aprovado com tranquilidade e sem tanto sofrimento. Confira!

Entenda as dificuldades do vestibulando

Além do desafio de passar pela própria prova, os jovens vestibulandos ainda enfrentam inúmeras situações conflituosas. A seguir, saiba quais são as principais.

Ampla concorrência

A maioria das provas para ingressar em uma faculdade ou instituição de ensino apresenta uma grande concorrência. Comparado ao número de pessoas que fazem a prova, o número de vagas é quase insignificante.

Pressão familiar

As famílias de alunos costumam ao longo da vida estudantil pressioná-los muito, sempre cobrando notas altas e aprovações, o que acaba gerando uma pressão muito grande, principalmente em ano de vestibular.

Pressão externa

Um outro mal sofrido pelo jovem nesse ano se deve à pressão externa, ou seja, a pressão vinda geralmente da sociedade e do mercado de trabalho, que demanda cada vez mais um grau de escolaridade maior de seus funcionários.

Pressão interna

Como se já não bastasse a pressão externa e familiar, a grande maioria dos jovens sofre da pressão que eles mesmos fazem sobre si, exigindo notas elevadas para que não sejam julgados.

Escolhas

É um ano de muitas escolhas difíceis para os estudantes, como a escolha do curso, de uma faculdade, do curso técnico e até mesmo das provas a serem feitas.

Dessa maneira, não é à toa que a família deve participar da vida do seu filho nesse ano tão importante. E lembre-se, participar de forma positiva e nunca de forma a aumentar a pressão e os obstáculos que esse jovem já sofre é essencial.

Assim, mostraremos nos tópicos a seguir diversas atitudes que os familiares podem tomar para ajudar os vestibulandos nos anos de prova, de modo que o resultado saia mais facilmente e o jovem não se sinta tão sufocado.

Diminua a pressão sofrida na preparação para o vestibular

Como foi falado, os alunos que prestam vestibular têm como principal dificuldade a pressão que eles sofrem de todos os lados. Dessa forma, uma grande ajuda que ele pode ter é a diminuição dessa pressão, pois ela é extremamente prejudicial para seu desempenho nas provas.

Uma das atitudes a serem tomadas pela família é não cobrar do filho que ele seja aprovado de primeira. Deixe bem claro que independentemente do resultado ele ainda é jovem e tem muito a aprender pela frente. Desse modo, o jovem ficará com a consciência mais tranquila, já que muitos se sentem obrigados a entrar na faculdade e no mercado o quanto antes para não “perderem tempo”.

Outra grande ação a ser tomada é o compartilhamento das experiências vividas, mostrando ao estudante que o mundo não se baseia em colégio, faculdade e mercado. Expanda os horizontes do seu filho, contando sobre suas experiências e sobre sua própria vida quando passou por esse período tão conturbado e cheio de decisões.

Recomende testes vocacionais

Uma dúvida recorrente dos vestibulandos é a seguinte: qual curso e faculdade fazer? E por que não o ajudar com isso também?

Recomende a ele que faça testes vocacionais. Além disso, leia e recomende textos sobre as diferentes áreas de estudo e que ajudem a escolher seu curso ideal. Assim, ele encontrará diversas sugestões que talvez nunca tivesse levado em conta.

Incentive a elaboração de um cronograma de estudos

A concorrência enfrentada e o grande número de matérias a serem estudadas são grandes obstáculos na vida do vestibulando. Por isso, é importante incentivá-lo a estudar de maneira correta para contornar esse problema.

Como a concorrência não diminuirá, se torna necessário o aumento dos estudos e da dedicação por parte do seu filho. Mas lembre-se, cobrá-lo em excesso pode aumentar a pressão.

Uma excelente forma de fazer com que seu filho otimize seus estudos é estudando com ele ou, então, ajudá-lo a montar um cronograma de estudos para que ele tenha um bom preparo e não deixe passar nenhuma matéria importante para conquistar a aprovação. Além disso, ajude-o a escolher um local agradável para estudos, que proporcione calma e foco na hora de seguir o cronograma.

Matricule seu filho em uma escola preparatória

Caso seu filho tenha tido problema com algumas matérias durante o período escolar, não perca tempo e inscreva-o em uma escola preparatória. Essas escolas possuem uma equipe preparada e que trabalha com vestibulares há anos, o que faz muita diferença e faz com que ele passe na frente de diversos outros candidatos.

Geralmente, essas instituições apresentam diversas atividades como a montagem do cronograma ideal para estudar e passar no vestibular, revisão de conteúdo, aulas extras, simulados que basicamente dão uma prévia da prova final, entre diversas outras vantagens. Trata-se de uma das melhores formas para preparar um vestibulando para conquistar seu objetivo final, a aprovação.

Busque a orientação de um psicólogo

Esses profissionais são excelentes e insubstituíveis nos anos de alta pressão e dificuldades, se encaixando perfeitamente com o cenário em que um vestibulando se encontra. Sendo assim, é aconselhável que a família leve o estudante a um psicólogo com quem tenha alguma afinidade, para ele tratar sobre os problemas que são difíceis de se resolver dentro de casa.

Dessa forma, depois de todas essas dicas e sugestões de como a família pode ajudar no ano de vestibular do seu filho, as chances de reprovação diminuem consideravelmente, ainda mais com o auxílio de uma escola preparatória.

Compreendeu o que a família pode fazer para ajudar na preparação para o vestibular? Então, não deixe de verificar a escola preparatória do Colégio Alfa. Entre em contato e garanta a aprovação e um ano tranquilo para seu filho.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *