Plano de estudos: conheça os benefícios e saiba como montar o seu

Plano de estudos: conheça os benefícios e saiba como montar o seu

Organização é um dos segredos do sucesso na rotina de todo estudante. Assim, para melhorar sua dedicação e facilitar as tarefas diárias, um plano de estudos bem elaborado vem para somar esforços.

Estabelecer horários, definir as matérias que serão estudadas e entender seu fluxo de produtividade são medidas que aprimoram o ato de planejar, além de proporcionarem autoconhecimento.

Quer dicas para montar seu plano personalizado e entender quais os principais benefícios que ele pode agregar? Continue a leitura!

Defina seus objetivos

O primeiro passo que incentiva a montagem de um plano de estudos é a determinação de quais objetivos serão relacionados a ele. Pode ser que você só deseje melhorar seu empenho no colégio ou precise de um reforço em alguma matéria em que tenha dificuldade, como química e física. Às vezes, até para passar pela recuperação.

Se estiver vivendo o período de preparação para o vestibular, estipule quais as principais provas de universidades às quais pretende concorrer e deixe também opções alternativas.

Aos vestibulandos, todo o tempo que houver disponível a ler e revisar conteúdos é determinante no resultado final para conquistarem a vaga na instituição de ensino superior com que sonham.

Organize sua rotina

Com o auxílio de uma planilha, tabela ou com a ferramenta de sua preferência, como uma agenda ou planner, defina quais as atividades realiza em todos os dias da semana. Tanto aquelas relacionadas aos estudos, como frequentar a escola, quanto as extracurriculares, tais quais atividades físicas e momentos de lazer.

Uma vez que conseguir visualizá-las, juntas, veja de quanto tempo livre dispõe e preencha esses espaços com seu plano de estudos. Para melhorar a divisão, a alternativa mais utilizada é semelhante a que se aplica em colégios tradicionais, de grade curricular: distribuição por disciplinas.

Todas as segundas estude física e português. Nas quartas aproveite melhor o tempo para escrever uma redação. Tente distribuir o tempo de modo uniforme ou, se for necessário, aumente os períodos dedicados às matérias com as quais tem mais dificuldade.

Determine horários e prazos

Além dos dias da semana, os horários ajudam a organizar a rotina. É fundamental levá-los a sério, evitando que haja muitos imprevistos que comprometam seu planejamento.

Tanto quanto estabelecer a carga horária de seus estudos, determinar os períodos de pausa e descanso entre eles faz com que o plano se aproxime mais de sua realidade.

A partir disso, você também encontra momentos para relaxar, alimentar-se, beber água, praticar exercícios físicos ou simplesmente utilizar as redes sociais. Ninguém é de ferro, certo? Somente a constância, entretanto, faz com que se atinja uma meta.

Benefícios do plano de estudos

Assim que estiver com todos os itens bem definidos, de acordo com sua rotina e atividades diárias, evite ao máximo fugir do que foi organizado. Se sentir um desânimo, lembre-se de alguns dos benefícios proporcionados pelo planejamento, como:

• melhora da gestão de tempo;

• maior aproveitamento de estudos e concentração;

• ânimo para continuar a estudar, com acompanhamento dos avanços obtidos;

• aprendizado sobre organização para projetos futuros.

Um plano de estudos, afinal, independentemente da plataforma em que for feito e do tempo livre de que cada estudante desfruta, ainda é um dos melhores caminhos para ter sucesso em suas conquistas. Sejam elas escolares, pré-vestibulares e, futuramente, universitárias. Só não vale desanimar e desistir.

Gostou das dicas? Então, assine nossa newsletter e receba mais conteúdos como este em sua caixa de entrada!