Prouni: o que é, como funciona, benefícios e mais!
Carreira, Educação, Vestibular

Prouni: o que é, como funciona, benefícios e mais!

Quando o assunto é educação superior, uma das maiores dificuldades que os pais enfrentam é em relação ao preço de uma universidade particular de qualidade para os seus filhos. A boa notícia é que há uma solução viável e simples para isso. Estamos falando do Programa Universidade para Todos, mais conhecido como Prouni.

O programa oferece mais de cem mil bolsas integrais e parciais das mais diversas áreas para estudantes, resolvendo o problema de milhares de pessoas que não têm condição financeira suficiente para ingressar na faculdade. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e entenda como funciona, seus benefícios e muito mais!

O que é o Prouni e quais são seus benefícios?

O programa foi criado em 2005 pelo Governo Federal, a partir de uma lei, visando oferecer bolsas para o ensino superior, permanecendo até hoje como um dos maiores incentivos na educação do país.

O Prouni possibilita que, aqueles que antes não podiam ingressar na faculdade, tenham uma chance com bolsas de 50% ou até 100% em uma universidade particular, por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Quais são os requisitos mínimos para inscrição no Prouni?

Apesar de o programa ser amplo, há algumas restrições. Para participar, é preciso que o estudante se encaixe em um dos seguintes requisitos:

• ter estudado o ensino médio completo em colégios da rede pública;
  • ter estudado o ensino médio completo em colégios da rede particular com bolsa integral da escola;
  • ter estudado parcialmente em colégios da rede particular com bolsa integral e parcialmente em colégios da rede pública; ou
  • ser uma pessoa com deficiência.

Além disso, para ingressar no Prouni é necessário ter feito o Enem no ano anterior, visto que é com a nota dessa prova que será avaliado se o jovem será aceito ou não no curso desejado e escolhido por meio do programa.

Como é realizada a inscrição?

Como dissemos, o aluno deve ter realizado o Enem no ano anterior ao da inscrição, não valendo a nota de outros períodos. Além disso, as bolsas integrais são fornecidas para aqueles que comprovarem uma renda bruta familiar inferior a um salário mínimo e meio para cada membro. Já as bolsas parciais, são fornecidas somente para pessoas que confirmem ter uma renda bruta familiar não excedente a três salários mínimos por membro.

A inscrição deve ser feita pela internet no período de 6 a 9 de fevereiro de 2019, no site do Prouni. Caso o jovem permaneça na lista de espera, as inscrições deverão ser realizadas entre os dias 16 e 19 de março.

Quando sai os resultados do Prouni?

Além das datas das inscrições, é necessário saber também quando sai os resultados, para confirmar a aprovação na participação do programa.

Os resultados são divulgados no dia 14 de fevereiro, e a segunda chamada no dia 2 de março. Para quem está na lista de espera, deve aguardá-lo na data prevista, 20 de março.

O Prouni é um programa de bolsas de estudos integrais e parciais, que possibilitou que mais de cem mil pessoas ingressassem na universidade. Com alguns requisitos para a participação do aluno, o benefício ajuda aqueles que não tem condições financeiras, buscando um futuro melhor!

Quer saber como ajudar o seu filho nos estudos para que ele garanta uma boa nota no Enem? Então, leia nosso post e saiba o que fazer para ajudá-lo a se preparar para o vestibular!