Prova final e prova de recuperação: 4 dicas para passar de ano

Prova final e prova de recuperação: 4 dicas para passar de ano

As provas acadêmicas estarão presentes em toda a sua vida: no ensino médio, no cursinho preparatório para o vestibular, na faculdade … Até aí, tudo bem, afinal, você já está acostumado com elas. Mas, e quando o desafio é a prova de recuperação de fim de ano? Como se preparar?

Algumas matérias podem ser realmente difíceis, mas você não pode desistir! Por mais que esse tipo de exame possa parecer assustador, ele será sua chance de ser aprovado para a próxima etapa da sua vida profissional. Se você se dedicar e ter calma no dia da prova, não haverá motivos para ter medo.

Neste post, listamos quatro dicas que vão ajudar você a passar de ano de forma tranquila e sem preocupações! Vamos conferir?

1. Cuide da sua saúde física e mental

É claro que, para passar de ano, você precisará pegar pesado nos estudos. Ninguém disse que isso seria fácil e não existem fórmulas mágicas para você ter um bom desempenho. O seu sucesso vai depender só de você.

Só que também não adianta viver só para estudar, não é mesmo? Para ter uma boa concentração, você precisa cuidar do seu corpo e da sua mente. Os exercícios físicos ajudam nos estudos e no relaxamento, por isso, nada de ficar sempre no sofá!

2. Tenha uma rotina de estudos

A melhor dica para passar de ano é estudar o ano inteiro — só assim você estará realmente preparado para a reta final. Crie uma rotina de estudos e procure se dedicar a uma matéria diariamente. Se você conseguir estudar duas ou três horas por dia, além da escola, cursinho ou faculdade, já estará ótimo!

Revise o que você estudou no dia, faça exercícios e, se surgir alguma dúvida, converse com seu professor no dia seguinte. Se for preciso, crie grupos de estudos com os colegas de classe. Isso pode tornar o aprendizado bem mais interessante (é só manter o foco!).

3. Faça resumos e estude provas anteriores

Especialmente quando o assunto é prova de recuperação, os resumos podem ser de grande ajuda! Separe aquela matéria mais extensa, que você tem mais dificuldades, e faça um resumo anotando os pontos principais de cada assunto. O ideal é que, ao ler esse material, você consiga lembrar de toda a matéria com mais facilidade.

Outra dica importante é refazer provas anteriores, principalmente aquelas questões que você errou. Se tiver com dúvidas, converse com seus colegas e com o professor. O principal é não chegar na hora da prova sem saber o que fazer!

4. Mantenha a calma

É aqui que as coisas começam a ficar complicadas. Muitos se lembram de ter uma rotina de estudos para as provas, mas poucos são aqueles que conseguem manter a calma na hora do exame. Não adianta saber a matéria inteira, se der um branco logo quando você começar a ler uma questão, certo?

Não deixe a escola e as provas se tornarem monstros dentro da sua cabeça: saia com os amigos, converse com seus professores, com sua família e compartilhe seus receios. Se você conhece a matéria, não há motivos para ter medo de não passar de ano! Mantenha a calma, estude e tenha confiança.

Seguindo essas dicas, você estará mais que preparado para um ano letivo tranquilo ou para enfrentar qualquer prova de recuperação! Se você quer saber como aprender mais e melhor, siga nossas redes sociais — estamos no Facebook e Instagram!