Rotina de estudos: como e por que criar o hábito de estudar?
Educação, Vestibular

Rotina de estudos: como e por que criar o hábito de estudar?

Você já sabe que estudar e ser organizado é essencial para alcançar os seus sonhos, não sabe? Até porque, durante o ensino fundamental e médio, os estudantes têm que lidar com uma grande carga horária, tanto em casa quanto no colégio. Mas, afinal, como criar uma boa rotina de estudos?

Neste post, você vai ver que é possível ter boas notas com menos pressão em casa e com mais qualidade de vida. Gostou da ideia? Então, continue lendo e saiba como aproveitar melhor o seu tempo, escolher um bom método e estudar com criatividade!

Como criar a sua rotina de estudos?

Primeiramente, você precisa entender que não existe uma regra ou rotina única para todas as pessoas, afinal, isso vai depender do grau escolar, nível de conhecimento, ritmo e objetivos de cada aluno.

Normalmente, estudantes feras como você costumam ter o hábito de estudar, em média, cinco horas de segunda a sexta-feira, — além dos minutos dedicados ao colégio ou ao cursinho, é claro.

Se você quer melhorar a sua rotina, a dica é: comece devagar.

Você sabe a meta que quer atingir ao final do ano, não é mesmo? Ótimo. No entanto, tenha calma: não vale a pena apostar tudo de uma vez.

É preciso ter paciência com os seus próprios limites. Se a quantidade de horas de que falamos ali em cima for muito desafiadora, comece com duas horas, por exemplo, e vá aumentando a carga de estudos no seu ritmo. Isso é essencial!

Outra dica: você aprende mais se focar nas matérias que já viu em outro período na escola, revisando os temas que tem mais dificuldades. Então, há alguma disciplina tocando o seu calcanhar de Aquiles? Essa é uma ótima oportunidade para investir nisso!

Por que preferir o hábito à obrigação?

Realmente, muitas pessoas não suportam a ideia de ter uma rotina. Para que esse não seja o seu caso, o conselho é não tornar tudo muito previsível. Você vai ver que a simples ideia de ser comprometido com a sua semana já é muito melhor do que ter uma obrigação de estudar!

Uma opção que serve de incentivo é apostar em atividades educativas. Nesse sentido, videoaulas podem ser uma solução perfeita para você, que curte passar o tempo com o celular e os amigos nas redes sociais.

Com a tecnologia, você pode variar um pouco o dia a dia sem esquecer de praticar o conteúdo das matérias — e de forma muito mais divertida, é claro!

Então, viu por que ficar em dia com a rotina de estudos pode ser o que você precisa para conquistar seus planos? Neste post, você ficou por dentro de como organizar a sua dedicação às matérias, desde as horas até os materiais criativos para ajudar você nessa jornada. Agora, basta colocar nossas dicas em prática!

Se você quer receber outras ideias sobre o assunto, aproveite a visita para assinar a nossa newsletter! Assim, você fica por dentro de mais dicas para continuar sempre em dia com o seu boletim. O que acha?