Saiba como avaliar a segurança na escola de seu filho

Saiba como avaliar a segurança na escola de seu filho

Após deixar seu filho no colégio, você sente tranquilidade, com a certeza de que ele está em um local protegido, devidamente assistido? Pois antes de optar pelo melhor lugar para educá-lo, é essencial que você dê atenção a tudo que envolve a segurança na escola. Assim, sua preocupação se volta a outras atividades da rotina, tanto da vida familiar quanto da profissional.

Se ainda estiver em fase de avaliação ou reconsideração, separamos abaixo algumas dicas para ajudar você a definir quão seguro é o local de estudos atual, como também algumas observações para auxiliar na escolha de um novo ambiente, se necessário.

Para conferir, continue a leitura deste post!

Observe a estrutura física da escola

Em um colégio, a estrutura deve estar devidamente organizada para diminuir quaisquer riscos de acidentes e situações de perigo. Considerando que esse é um lugar de grande circulação de pessoas, é fundamental ter atenção à presença de saídas e luzes de emergência, extintores de incêndio e rampas.

A disposição das salas de aula, espaços de convívio e mobília também deve ser pensada de forma a reduzir os riscos de quedas e colisões, mais comuns entre crianças, sempre muito despertas e ansiosas pelas próximas atividades. Ainda mais na hora do intervalo.

Verifique se a escola conta com tecnologia de segurança

Hoje, infelizmente, devido aos elevados índices de criminalidade em cidades, especialmente as médias e grandes, é imprescindível que colégios também contem com tecnologias voltadas à manutenção da segurança.

Assim, alarmes e câmeras de monitoramento ajudam a fazer o controle de toda a rotina do local, auxiliando a identificar quaisquer atividades e, claro, indivíduos suspeitos nas dependências e vizinhanças.

Conheça os profissionais responsáveis pelo setor

A segurança na escola, da educação infantil ao ensino médio, se inicia na porta de entrada e saída e envolve uma boa parte da equipe. Dessa forma, é importante estar em contato com todos para saber como funciona a rotina voltada a zelar por ela.

Desde porteiros e recepcionistas a coordenadores e diretores, todos contribuem para a manutenção de um ambiente tranquilo.

Informe-se sobre políticas internas da instituição

Conhecer o regimento do colégio ajuda os pais a entenderem se ele está de acordo com as expectativas que apresentam em relação à segurança. Entre as informações importantes, vale mencionar as políticas referentes a:

• controle da entrada e da saída dos alunos;
  • autorização de responsáveis para buscá-los;
  • controle de alunos adolescentes que têm autorização para deixarem o colégio sozinhos;
  • medidas tomadas em casos de acidentes ou situações de perigo.

Por meio delas, fica evidente que a instituição é capaz de evitar que os estudantes saiam sem seus responsáveis e estejam sempre em mãos seguras, distantes de quaisquer pessoas que procurem a escola com intenções ruins.

Mantenha um relacionamento próximo à escola

Ter um bom diálogo com o colégio e conhecer toda a equipe pedagógica também colabora a favor do controle da segurança.

Assim, busque sempre comparecer às reuniões, demonstre uma postura ativa nelas e aproveite as ocasiões para esclarecer quaisquer dúvidas que surgirem. Proponha também novas medidas a fim de manter os alunos em um ambiente sem riscos para todos.

A segurança na escola, finalmente, é um aspecto determinante na escolha da família e na rotina de todos. Quando os responsáveis por ela se comprometem com a missão de mantê-la, de fato, as experiências de aprendizado e convívio escolar se tornam muito melhores para estudantes, professores, colaboradores e familiares.

Gostou deste post e quer ler mais conteúdos semelhantes a ele? Então, assine já nossa newsletter!