Subscribe Now

Trending News

Quer seguir carreira militar? Saiba como escolher um bom curso pré-militar
Carreira, Educação, Pré-militar, Vestibular

Quer seguir carreira militar? Saiba como escolher um bom curso pré-militar

A carreira militar é reconhecida com prestígio no Brasil e no mundo. Antes de dar início à formação, entretanto, é fundamental que haja uma preparação adequada, já que a concorrência e o grau de exigência das provas, somados, são realmente admiráveis! Quer vencer esse desafio? Que tal investir no suporte de um curso pré-militar?

Seja pelo desejo de estabilidade e ascensão profissional, seja inspirado pela vontade de servir à nação, o jovem estudante que opta por ser militar tem boas alternativas pela frente.

Após ser aprovado em uma escola preparatória e concluir sua formação, passa a integrar uma das forças armadas, compreendidas por Aeronáutica, Exército e Marinha, ou as forças auxiliares, como a Polícia Militar.

Se pretende seguir esse sonho e está à procura de um bom curso pré-militar para alcançá-lo, confira algumas de nossas dicas a seguir para fazer a melhor escolha.

Avalie o grau de especialização do curso

Responsáveis por garantir a manutenção da soberania, ordem e segurança do país, os militares também atuam em guerras e em missões especiais. Carreira desafiadora, não? Por isso, a escola preparatória deve trabalhar voltada ao alcance de um objetivo.

Em se tratando da área, é fundamental saber se o programa contempla as demandas e os editais dos principais processos seletivos brasileiros, entre eles:

  • Academia da Força Aérea (AFA);
  • Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM);
  • Escola Naval (EN);
  • Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx);
  • Instituto Militar de Engenharia (IME);
  • Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

Considere a grade curricular e a carga horária

Em todas as provas, há disciplinas específicas cujo conteúdo é cobrado com alto grau de exigência. O teste do ITA, por exemplo, é reconhecido por sua complexidade nas questões de matemática, o que torna o suporte do curso pré-militar muito importante.

Uma carga horária superior à das demais escolas de ensino médio, que conte com mais tempo de estudo, aumenta suas chances de sucesso. Somam-se a esses fatores as vantagens das matérias direcionadas, como álgebra, geometria analítica, mecânica e redação.

Todo detalhamento é importante para que você chegue ao dia da prova com mais segurança!

Informe-se sobre o material pedagógico

Materiais de aprendizado e de apoio atualizados garantem que o aluno conduza sua rotina de estudos com consistência.

Diferentemente de simples encartes encontrados em bancas com foco no concurso almejado ou de dicas em canais de concurseiros, um programa de livros e de apostilas específico para a sua preparação torna seu caminho muito mais seguro.

Conheça o corpo docente

Professores com domínio sobre os principais exames militares têm a chance de compartilhar com os estudantes mais macetes e dicas informais que só o dia a dia em sala de aula proporcionam.

Sabe aquela fórmula engraçada de física que um de seus docentes passou no ensino fundamental e você nunca esqueceu? Ela pode ser de grande ajuda naquele exercício em que você estiver se sentindo inseguro quanto à resposta.

Saiba se há realização de simulados

Fazer simulados enquanto registra o tempo exato que você leva para fazer cada questão é uma ótima maneira de chegar preparado ao dia da prova. Tenha também uma estratégia no momento da resolução.

Há estudantes, por exemplo, que preferem começar com a parte de matemática, na qual são mais rápidos. Outros acreditam que iniciar a prova pela redação ajuda bastante a economizar tempo. Exatas ou humanas? Depende de você!

Nenhuma das opções garante mais sucesso do que a outra, tudo varia conforme seu método de solucionar problemas e de se organizar. Para tanto, os simulados conseguem reproduzir toda a dinâmica da prova, garantindo que você chegue ao dia oficial com menos nervosismo, ciente do que funciona de forma eficaz.

Avalie a infraestrutura do local

O curso pré-vestibular que você escolheu conta com um ambiente adequado para realização das aulas? As classes são bem equipadas? Há biblioteca com acervo completo para suas leituras? Espaço tranquilo para os momentos de intervalo? Salas de informática e condições de acesso à internet para realização de pesquisas?

Cada pequeno detalhe pode fazer a diferença em seus resultados, pois o suporte reforça a disciplina e a dedicação necessárias para a carreira militar.

Verifique a realização de monitorias e plantões de dúvidas

Muito além da atenção em sala e da frequência às aulas, um dos fatores mais determinantes para ter sucesso em uma prova militar é a dedicação individual do aluno. Por isso, ele deve fazer exercícios em casa, seguir um cronograma de preparação, resolver as questões de provas antigas, esclarecer dúvidas etc.

No curso pré-militar, o suporte entra como peça importante, já que a monitoria e os plantões de dúvidas com professores sanam indagações levantadas durante o processo de preparação.

Ter convicção de que dispõe desses serviços quando necessitar deles, em um local de estudo agradável, deve ter um peso importante na sua decisão.

Escolha um curso que ajude a manter seu nível de comprometimento

Você não precisa se preparar em um colégio militar estrito para ingressar na carreira, contudo, é fundamental que opte por um curso no qual haja constante incentivo e reforço da importância de se comprometer com essa jornada.

Em aulas especializadas, além de ter certeza de que você está aprendendo o necessário para a aprovação, estar em contato com uma turma que tem objetivos semelhantes aos seus e professores que os compreendem ajuda naquelas horas em que bate o sentimento de desânimo.

Provas complicadas, exames de aptidão física, vastas listas de conteúdo, muitos deveres etc. Todas essas obrigações podem intimidar, entretanto, as vantagens da profissão falam mais alto na mente de quem estipula essa meta para si. Nesse caso, podemos destacar as oportunidades de crescimento, férias remuneradas, plano de carreira, moradia e, claro, a chance de representar o Brasil em um cargo notável.

Um curso pré-militar, enfim, pode ser o primeiro passo para dar início ao sonho de ter uma carreira bem-sucedida na área, seja nas forças armadas ou nas auxiliares, com o reconhecimento e todos os benefícios decorrentes dessa escolha.

Entre em contato com a equipe do Colégio Alfa e conheça mais detalhes sobre o curso preparatório que oferecemos, com acompanhamento pedagógico e preparação completa para os principais exames militares do país!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *