Subscribe Now

Trending News

Saiba como tirar a nota certa na redação do Enem
Vestibular

Saiba como tirar a nota certa na redação do Enem

Organizei os materiais, revisei a matéria, sentei para escrever o texto — mas, simplesmente, não sabia o que escrever. Isso já aconteceu com você? Fique tranquilo: em anos preparatórios para o vestibular isso é super normal.

A prova de redação, por exemplo, é muito importante, mas também pode parecer difícil para quem não está acostumado com esse tipo de tarefa. A boa notícia é que, com treino certo e alguns bons hábitos, você pode dominar essa tarefa!

Neste post, você vai conhecer quais são as principais características da redação do Enem, além de algumas dicas para que você não se sinta perdido na hora de escrever um texto. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

A importância da redação do Enem

Se você está treinando para o vestibular e ainda não sabe como funciona a redação dentro da sua prova, o primeiro passo é ficar atento nas suas características principais. São elas:

  • a redação tem sempre o mesmo formato — um texto dissertativo-argumentativo;

  • no Enem, a pontuação é fixa — a nota máxima é mil e a nota mínima é zero;

  • o tema da redação varia todo ano;

  • a redação apresenta cinco competências, cada uma com o valor de 200 pontos;

  • ela é, geralmente, a área do Enem que mais vale pontos.

Bom, vendo tudo isso, já dá para ter uma ideia do impacto que a redação pode causar na sua nota, não é? Então, o jeito é aprender a tirar vantagem disso e jogar a sua nota lá em cima!

Como atingir notas altas

Como dissemos, a redação apresenta o mesmo formato todos os anos, variando apenas no seu tema. Justamente por isso, ir bem nessa prova não é tão complicado — afinal, já foram desenvolvidas várias técnicas para se tirar ótimas notas em todas as competências da redação.

O formato dissertativo-argumentativo significa que você terá que apresentar o seu ponto de vista em relação ao tema proposto e defendê-lo com argumentos e raciocínios que tenham sentido, de forma objetiva. Se isso parece complicado, fique tranquilo: veremos algumas dicas que sempre ajudam os vestibulandos.

Treine sua escrita

Na hora de escrever o texto, todo preparo é pouco. Então, treine bastante e escreva diversos textos dissertativo-argumentativos antes do dia da prova. Assim, ao chegar lá você já vai estar preparado e não será pego de surpresa.

Desenvolva bem cada parágrafo

Não adianta se concentrar só na introdução e na conclusão do texto. Independentemente de quantos parágrafos o seu texto tiver, todos eles devem ser bem desenvolvidos. Cada um precisa apresentar o seu tópico frasal de maneira clara e ter um desenvolvimento coerente.

Estude e acompanhe as notícias

Um dos grandes alívios dos vestibulandos é olhar o tema de redação e perceber que já se tem um conhecimento prévio sobre ele. Para garantir isso, só há um jeito: estude sobre os mais diversos assuntos e esteja sempre por dentro das principais notícias.

Retome o que foi apresentado ao longo do texto

Existem diversas estratégias para uma boa redação, mas todas apresentam uma retomada, na conclusão, dos assuntos discutidos ao longo do texto — seja para desenvolver uma proposta de intervenção, seja apenas para dar coerência à dissertação.

Leia redações de nota 1000

A melhor forma de se preparar para uma boa redação é observar as técnicas usadas por pessoas que foram bem — ou melhor, que foram excelentes! Até porque menos de 1% de quem faz o Enem tira 1000 na redação. Por isso, procure provas anteriores e estude as melhores redações.

Por fim, depois de ver todas essas dicas, é extremamente importante praticá-las! Veja com seu professor como está a estrutura do seu texto e qual é a melhor estratégia para melhorá-la. Para não ficar perdido na construção da redação, lembre-se dessas dicas!

Se você gostou do post, aproveite para conferir também qual é a importância dos cursinhos pré-vestibular!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *