Subscribe Now

Trending News

Sem pânico: aprenda como se preparar para o ano do vestibular
Vestibular

Sem pânico: aprenda como se preparar para o ano do vestibular

O ano do vestibular pode ser um momento de tensão para os estudantes. No entanto, não precisa ser assim, afinal o resultado está diretamente relacionado ao empenho. Ou seja, se preparar é indispensável para alcançar o sucesso.

A questão é: como fazer isso realmente? Sabemos que, neste momento, há diversos fatores que podem desviar a atenção. Sejamos sinceros: quem nunca deixou de estudar para assistir aquela série na Netflix? Ou sentou na mesa para pegar firme nos livros e, quando percebeu, já estava curtindo a foto da amiga no Facebook?

Diante de tantas distrações, é necessário que você, pré-vestibulando, coloque seus estudos como prioridade, já que isso garantirá um resultado positivo. Agora que já sabe disso, vamos ao que interessa!

Dicas para ter um ano de vestibular mais tranquilo e produtivo

Antes de iniciar as dicas, precisamos falar sobre algo muito importante: saúde física e emocional. Na ansiedade, muitos estudantes acabam deixando de lado esses dois fatores. Todavia, eles são fundamentais para um bom resultado, já que você precisa estar bem para conseguir ser mais produtivo. Dito isso, vamos para as outras dicas!

Elabore um planejamento de estudo

Tudo na vida precisa de um planejamento, inclusive os estudos. Isso é importante, pois é ele que permitirá identificar onde estamos e para onde vamos. Em outras palavras, ele direcionará seus estudos. Sendo assim, antes de começar a estudar, procure os editais das provas.

Analise com cuidado e veja quais são as disciplinas e matérias cobradas. Após isso, faça uma lista dos conhecimentos que você precisará adquirir. Desta forma, você conseguirá ser muito mais produtivo, estudando o conteúdo que realmente é necessário para o seu sucesso.

Organize seu ambiente de estudo

O ambiente de estudo é um lugar “sagrado”, por isso ele precisa ser organizado e limpo, para não afetar negativamente a sua concentração. Além disso, para ajudar no foco, cole post-it ou um cronograma de estudos neste ambiente para lembrar informações relevantes.

Dê atenção especial às matérias mais complicadas

As matérias que você já é bom precisam ser relembradas, mas o destaque deve ser para aquelas que você tem dificuldade. Sendo assim, faça uma lista dessas matérias que lhe são mais complicadas, revise o conteúdo e, se ainda assim sentir dificuldade, peça ajuda para o seu professor do curso pré-vestibular.

Teste seus conhecimentos com provas antigas

Muitas vezes, acreditamos que estamos indo muito bem ou muito mal. Só que não basta apenas achar, é necessário ter, literalmente, provas da nossa situação. Por isso, testar seus conhecimentos com provas antigas é fundamental. Elas permitem entender, exatamente, qual é seu nível para que possa melhorá-lo ou aperfeiçoá-lo.

Fique atualizado

Muitos vestibulares, inclusive o ENEM, exige conhecimentos atualizados sobre determinados assuntos. A forma mais eficiente de fazer isso é se manter antenado às notícias. Tire ao menos uma hora do seu dia para ler os principais jornais do Brasil. Isso ajudará muito no vestibular.

Para finalizar, uma dica extra: lembre-se que a tecnologia não é somente vilã ao desviar sua atenção dos estudos. Atualmente, há muitos aplicativos que ajudam a manter uma rotina organizada e saudável. Além disso, seus conhecimentos podem ser reforçados com aulas online. Tudo isso é fundamental para ter um ano do vestibular tranquilo e produtivo.

Curtiu nossas dicas? Ainda tem dúvida? Deixe um comentário no post, teremos prazer em ajudar!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *