Seus hobbies podem ajudar a escolher uma profissão?
Carreira

Seus hobbies podem ajudar a escolher uma profissão?

Você costuma ter muitas dúvidas sobre escolher uma profissão? Não se preocupe! O sentimento é comum entre jovens que se aproximam do momento de tomar essa decisão, mas há alguns fatores que podem simplificar essa tarefa.

Os hobbies de cada pessoa, por exemplo, revelam muito sobre seu perfil. Frequentemente, eles conduzem aos primeiros passos na descoberta de um talento profissional ou na escolha de uma graduação.

Quer saber como as atividades do dia a dia que você adora podem ajudar na hora de escolher uma carreira? Então, leia a seguir a lista de alguns hobbies, bem como trabalhos e cursos relacionados a eles!

Ter um canal no YouTube

Hoje, poucas pessoas têm tanta influência quanto youtubers dedicados a dividir suas vidas ou seus conhecimentos com comunidades de seguidores que se identificam com eles.

Se você possui um canal, adora gravar e editar vídeos, comunica-se com facilidade e tem experiências relevantes de algo que deseja compartilhar — ainda que somente seu dia a dia —, que tal tentar uma carreira em Comunicação Social?

Vale a pena pesquisar mais sobre Jornalismo e Publicidade, por exemplo. Nessas graduações, os estudantes aprendem, na teoria e na prática, técnicas que envolvem a produção e a edição de conteúdos para diversas plataformas, além de estudar a construção e a emissão de mensagens. Quem tem muito a falar pode investir!

Gostar de cozinhar

Em casa, a pessoa que gasta mais horas e se destaca na cozinha é você? Vive procurando receitas na internet e novos ingredientes para utilizá-los em suas experiências culinárias? Então, considere levar esse hobby a sério!

Experimente começar a vender algumas de suas preparações e, no futuro, ao escolher uma graduação, no vestibular, informe-se sobre Gastronomia e Nutrição.

No primeiro caso, após se formar, é possível trabalhar como chef em restaurantes e empresas ligadas a alimentação.

Já a carreira de nutricionista envolve saúde e um conhecimento aprofundado sobre a composição dos alimentos e seu impacto no organismo de cada pessoa. Assim, é possível atuar em organizações públicas, centros de bem-estar, empresas privadas ou até abrir um consultório próprio.

Cuidar de animais

Para muitos jovens, o zelo dedicado aos animais revela uma habilidade que pode ser desenvolvida na carreira de Medicina Veterinária. Durante a graduação, os alunos têm contato não somente com animais domésticos, como cachorros e gatos, mas também silvestres, que requerem cuidados especiais.

Para ter certeza de que esse é um bom caminho para você, é válido buscar em sua cidade alternativas de cursos de auxiliar de veterinário. Estes são de curta duração e possibilitam a atuação em pet shops, por exemplo, acompanhando veterinários profissionais.

Dominar tecnologia e desenvolvimento

Se tecnologia é uma paixão e tem facilidade de trabalhar com desenvolvimento, que tal buscar cursos e se estudar para oferecer seus serviços como freelancer? Mais adiante, quem sabe, se formar em uma carreira pertencente à área?

Seja em desenvolvimento de aplicativos, manutenção de computadores e dispositivos móveis, criação de sites, programação para novos softwares ou UX/UI design. As oportunidades são muitas e só tendem a crescer como profissões do futuro.

Na graduação, há opções como os cursos de Ciências da Computação, Análise de Sistemas, Engenharia de Software.

Praticar instrumentos musicais

Sua paixão é música? Tem facilidade ao ler partituras? Vive à procura de mais informações sobre seu instrumento musical predileto e busca outros semelhantes em que possa se especializar? Acredite! É possível para viver disso!

Nesse caso, nem sempre significa que você vai formar uma banda de sucesso ou vai tocar em estabelecimentos noturnos. A graduação em Música, ao contrário do que muitos pensam, abre portas para trabalhar dando aulas, como regente em orquestras ou em organizações públicas, por exemplo.

Finalmente, embora escolher uma profissão envolva muitos questionamentos e incertezas, apostar em seus hobbies e naquilo que você tem mais facilidade pode ajudar a tornar você um profissional notável na carreira que sonha.

Gostou de nossas dicas e quer que mais pessoas leiam este artigo para tomar uma decisão? Compartilhe-o em suas redes sociais!