TOP 5 melhores universidades e faculdades do Rio de Janeiro

TOP 5 melhores universidades e faculdades do Rio de Janeiro

No ensino médio, muitos estudantes cariocas têm o sonho de fazer uma graduação para se destacar em um emprego. Porém, a dúvida é como escolher entre as melhores universidades do Rio de Janeiro diante de várias opções desejáveis.

Neste post, confira como priorizar uma instituição renomada, identificar a qualidade do centro acadêmico e conheça quais as cinco melhores universidades no estado. Leia agora mesmo!

Como identificar uma boa universidade?

Você é o que estuda, desde o colégio até o ensino superior. A qualidade da faculdade importa tanto no desenvolvimento acadêmico quanto no profissional. Entrar em uma universidade renomada é o primeiro passo para conquistar nível avançado em uma área do conhecimento e, com isso, se destacar no mercado de trabalho.

No entanto, com várias opções para cursar a graduação, é comum que os jovens se perguntem como identificar uma boa faculdade. Para saber qual universidade combina mais com seu perfil, informe-se sobre os professores que compõem o corpo docente, a nota do curso de acordo com o Ministério da Educação e a reputação da instituição. Fique tranquilo: daremos uma ajudinha!

Ao procurar informações sobre as melhores universidades cariocas, é preciso estar por dentro deste top 5. Adiante, descubra detalhes sobre a qualidade dos cursos oferecidos na rede de educação superior pública e privada.

1. UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Pioneira no país, a Universidade Federal do Rio de Janeiro é uma das melhores da América Latina e já foi considerada a mais qualificada do Brasil pelo ranking da Folha de São Paulo (o RUF). Com campi em cinco cidades do estado, a UFRJ é ideal para quem deseja se destacar no mercado sem perder a tradição acadêmica.

2. UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro aparece entre as 15 melhores canarinhas. Com uma formação diversa, que mistura o rigor da academia com a experiência do trabalho, atualmente, a UERJ está espalhada por várias regiões do estado, tendo quase 30 mil estudantes nas 84 formações superiores.

3. UFF (Universidade Federal Fluminense )

De natureza pública, a Universidade Federal Fluminense está entre as 20 melhores do país, segundo rankings nacionais, e concentra a maior parte dos campi na cidade de Niterói (RJ).

A UFF pode ser ótima escolha para quem busca cursos qualificados (ao todo, são ofertados 133 na graduação) nas mais diversas áreas do saber, principalmente em Direito, História e Ciências Contábeis, de acordo com o levantamento RUF.

4. PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

Com cursos pagos, a Pontifícia Universidade Católica é uma das melhores da rede privada e aparece no top 20 brasileiro. Com mais de 13 mil alunos e 47 cursos, a PUC-RJ funciona desde 1940 e tem formado pessoal para trabalhar nas mais diversas competências.

5. UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)

Sediada na capital, a UNIRIO foi fundada nos anos 1960 e, atualmente, conta com cerca de 15 mil estudantes matriculados. A última pesquisa do RUF coloca a universidade entre as 70 melhores do país e o Ministério da Educação avalia os cursos da instituição com nota geral boa.

Pronto! Você aprendeu alguns critérios que valem a pena na hora de escolher a universidade. Além disso, viu como histórico e número de cursos ofertados são importantes para definir a qualidade de instituições, como a UFRJ, UFF e UERJ. Mantendo o foco na rotina de estudos, terá tudo para entrar na melhor faculdade!

Gostou do post? Está por dentro das melhores faculdades do Rio de Janeiro, não é mesmo? Agora, entenda por que o cursinho pré-vestibular pode abrir portas para chegar lá!